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TítuloDiversidade de públicos no Ensino Superior: Antecipando riscos na qualidade da adaptação e do sucesso académico em estudantes do 1.º ano
Outro(s) título(s)Public diversity in Higher Education: Anticipating risks in the quality of adaptation and academic success in 1st year students
Autor(es)Casanova, Joana R.
Almeida, Leandro S.
Palavras-chaveEnsino Superior
Estudantes do 1.º ano
Adaptação académica
Sucesso
DataMai-2016
EditoraEdições ISPGaya
RevistaRevista de Psicologia, Educação e Cultura
CitaçãoCasanova, J. R., & Almeida, L. S. (2016). Diversidade de públicos no Ensino Superior: Antecipando riscos na qualidade da adaptação e do sucesso académico em estudantes do 1.º ano. Revista Psicologia, Educação e Cultura, XX(1), 27–45.
Resumo(s)Nas últimas décadas assistimos em Portugal a um aumento no número e diversidade sociocultural dos estudantes que ingressam no ensino superior (ES). Esta situação traduz um aumento da frequência do ES, seja por jovens que ingressam na continuidade da conclusão do ensino secundário seja por adultos já, muitas vezes, com atividade profissional e vida familiar organizadas. Partindo da caraterização de uma amostra dos estudantes (n= 2290) que ingressaram numa Universidade pública do norte de Portugal no letivo de 2015/2016, essencialmente através do Concurso Nacional de Acesso, analisamos algumas variáveis que podem ser críticas da qualidade da adaptação académica e do sucesso escolar dos estudantes do primeiro ano. Esta análise considera os estudantes agrupados por quatro grandes áreas científicas de cursos disponíveis nesta Universidade: ciências e tecnologias (50.5%), ciências sociais e humanas (21.8%), ciências económicas e jurídicas (19.7%), e ciências da saúde (8.0%). De entre as variáveis pessoais e sociais consideradas nesta análise, destacamos o facto de 41.1% dos estudantes não ingressarem no curso e 26.9% não ingressarem na instituição que haviam colocado como sua primeira opção na candidatura ao ES. Também a proveniência de famílias sem tradição de frequência do ES ou a saída da residência familiar para frequentar o ES serão tomadas em consideração nesta análise. Com base na literatura na área, o objetivo deste estudo passa por alertar as instituições para a diversidade de estudantes que nelas ingressam e a necessidade de medidas diferenciadas que apoiem a sua inserção e sucesso académico.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/71678
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem


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