Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/7175
Título: | Da profissão à formação: o reenquadramento da formação de tradutores em contexto de trabalho |
Autor(es): | Alves, Fernando Ferreira |
Palavras-chave: | Tradução Mercado da tradução Profissionalização Ensino da tradução Empresas de tradução |
Data: | 2005 |
Citação: | SEMINÁRIO DE TRADUÇÃO CIENTÍFICA E TÉCNICA EM LÍNGUA PORTUGUESA, 8, Lisboa, Portugal, 2005 – “Tradução e inovação : actas do Seminário de Tradução Científica e Técnica em Língua Portuguesa”. [Lisboa : União Latina, 2005]. |
Resumo(s): | Tendo por universo de estudo algumas das principais empresas de tradução que operam actualmente no mercado português, e partindo das conclusões resultantes de um primeiro estudo direccionado para a análise do perfil sociológico das empresas de tradução, na sua maioria associadas da APET (Associação Portuguesa de Empresas de Tradução) , cujo objectivo consistia em traçar o retrato-modelo desse universo socioprofissional, o presente artigo visa contribuir para uma reflexão académica em torno das características, necessidades e requisitos do sector, bem como dos contextos e enquadramentos de trabalho que envolvem o fornecimento de serviços de tradução. Para além de oferecer uma visão geral do mercado actual, os resultados do inquérito permitirão, entre outros aspectos, orientar e adaptar a formação universitária aos condicionalismos e exigências do meio empresarial e, em última instância, implicar uma eventual redefinição da própria formação de tradutores através da identificação do perfil e das competências do tradutor em diferentes contextos profissionais. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/7175 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CEHUM - Artigos em livros de atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Comunicação Fernando Ferreira Alves União Latina 2005.pdf | Documento principal | 81,19 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |