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https://hdl.handle.net/1822/72074
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Branco, Pedro | por |
dc.contributor.advisor | Moura, João Martinho | por |
dc.contributor.author | Coelho, António José dos Santos | por |
dc.date.accessioned | 2021-04-19T11:20:29Z | - |
dc.date.available | 2021-04-19T11:20:29Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/72074 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Tecnologias e Sistemas de Informação | por |
dc.description.abstract | Através das narrativas pictóricas gravadas nas paredes das cavernas durante a pré-história, a humanidade usou o desenho para expressar sentimentos e comunicar informações, muito antes de inventar a escrita. Os artefatos foram utilizados para ajudar os seres humanos nas tarefas da vida cotidiana e, da mesma forma, vários artefatos / utensílios foram utilizados para desenhar. Dando um salto para a metade do século 20, as máquinas ajudaram os artistas no processo de desenho / criação. Os artistas usavam artefatos não apenas no processo de criação, mas também usavam máquinas / artefatos como extensões de si mesmos. O objetivo principal da dissertação consistiu no desenvolvimento experimental de um sistema robótico capaz de desenhar de forma autónoma, baseado na exploração de máquinas de desenho. Para contextualizar o principal objetivo do presente trabalho, foi realizado um estudo cronológico não linear sobre a evolução / uso de máquinas de desenho no processo de criação artística, com o objetivo de destacar importantes estatísticas históricas adaptadas e reinventadas de acordo com a tecnologia mais atual e em desenvolvimento; numa segunda fase, foram desenvolvidas e testadas máquinas de desenho em oficinas educacionais; a terceira fase foi subdividida em duas fases: a primeira fase consistiu na construção de um protótipo de hardware e software, e a segunda fase foi caracterizada pela adaptação e implementação do software desenvolvido usando uma máquina de maior precisão, a Line-us. Com a implementação deste software no Line-us, verificou-se que os desenhos mostram uma expressividade de linha muito semelhante aos desenhos feitos por humanos, de modo que, através da pergunta num questionário sobre a autoria dos desenhos, as respostas são ambíguas quanto à máquina ou humano! | por |
dc.description.abstract | Through the pictorial narratives engraved into cave walls during prehistory, humanity used drawing to express feelings and communicate information, long before they invented writing. Artifacts were used to help humans in daily life tasks, and in the same way several artifacts/utensils were used to draw. Making a leap into the middle of the twenty century, machines helped artists in the drawing/creation process. Artists used artifacts not only in the creation process but also used machines/artifacts as extensions of themselves. The dissertation main objective consisted on the experimental development of a robotic system capable of drawing autonomously, based on the exploration of drawing machines. In order to contextualize or main objective of the present work, a nonlinear chronological study on the evolution / use of drawing machines in the artistic creation process was carried out, aiming to highlight important historical statistics adapted and reinvented according to the most current and developing technology; in a second phase, drawing machines were developed and tested using educational workshops; The third phase was subdivided into two phases: the first phase consisted of building a hardware and software prototype, and the second phase was characterized by the adaptation and implementation of the software developed using a higher precision machine, Line-us. With the implementation of this software in Line-us, it was found that the drawings show a line expressiveness very similar to the drawings made by humans, by asking a question about drawing authorship, the answers are ambiguous about the machine or human! | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Máquinas de desenho | por |
dc.subject | Desenho | por |
dc.subject | Interação | por |
dc.subject | Multimédia | por |
dc.subject | Drawingmachines | por |
dc.subject | Drawing | por |
dc.subject | Interaction | por |
dc.subject | Multimedia | por |
dc.title | Drawing machines: das máquinas de desenho à expressividade da linha | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 202664074 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 17 valores | por |
sdum.uoei | Escola de Engenharia | por |
dc.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação António José dos Santos Coelho.pdf | 3,25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |