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TítuloComunicar a experiência: um estudo de caso na plataforma digital Airbnb
Autor(es)Alexandre, Diana Sofia Semedo Alves
Orientador(es)Silva, Marie Manuelle
Palavras-chaveAçores
Comunicação multimodal
Consumo colaborativo
Plataforma Airbnb
Turismo experiencial
Communication multimodale
Consommation collaborative
Plateforme Airbnb
Tourisme expérientiel
Airbnb platform
Azores
Collaborative consumption
Experiential tourism
Multimodal communication
Data2020
Resumo(s)O presente estudo de caso constitui uma análise sobre como ocorre a comunicação de turismo na plataforma digital de consumo dito “colaborativo” Airbnb. Realizou-se com base na observação- participante e de natureza exploratória- dos conteúdos das experiências turísticas em fotografias e em textos produzidos pela amostra total de anfitriões na plataforma Airbnb para o destino “Açores”, em Portugal, entre janeiro e julho de 2020. Estabeleceu-se a metodologia definindo uma problemática, à qual se ligaram perguntas de investigação, com o objetivo de descobrir e compreender alguns significados subjetivos atribuídos pelos sujeitos em estudo às suas ações na realidade artificial de um espaço digital. Para tratar a problemática, utilizaram-se várias abordagens, umas com aplicação direta na análise dos conteúdos visuais (nas dimensões da retórica e semiótica visuais e através do uso de métodos mistos), outras que serviram de suporte para a observação e contextualização dos dados obtidos (etnografia, pragmatismo, transdisciplinaridade e multimodalidade). Verificou-se que a Airbnb é um espaço socialmente construído no digital em que se pode estudar dados pertinentes sobre comunicação de turismo que revelam a existência de vários tipos experiências multissensoriais vividas e comunicadas por múltiplos atores dos quais a pessoa que o investiga.
Cette étude de cas porte sur l’analyse de la façon dont se configure la communication de tourisme sur la plateforme digitale de consommation dite “collaborative” Airbnb. Notre démarche se base sur l’observation- participante et de nature exploratoire- des contenus d’expériences touristiques à travers des photos et des textes produits par un échantillon d’hôtes sur la plateforme Airbnb pour la destination “Açores”, au Portugal, entre janvier et juillet 2020. La méthodologie a été établie en fonction d’une problématique liée à des questions de recherche, ayant pour objectif de découvrir quelques-uns des sens subjectifs attribués par les sujets de l’étude à leurs actions dans la réalité virtuelle d’un espace digital. Pour traiter la problématique, plusieurs stratégies ont été utilisées, soit appliquées directement à l’analyse des contenus visuels (dans les dimensions de la rhétorique et de la sémiotique visuelles et à travers l’usage de méthodes mixtes), soit pour soutenir l’observation et la contextualisation des données obtenues (ethnographie, pragmatisme, transdisciplinarité et multimodalité). Nous en avons conclu que Airbnb est un espace digital construit socialement où l’on peut étudier des données pertinentes de communication sur le tourisme, qui révèlent l’existence de plusieurs types d’expériences multisensorielles vécues et communiquées par de multiples acteurs parmi lesquels l’auteure de l’enquête.
This case study looks at how tourism communication happens in the so-called “collaborative” consumption Airbnb digital platform. Exploratory research was conducted using participant observation to collect and analyse the content of tourism experiences published by from the total sample of hosts for the destination “Açores”, in Portugal, between January and July 2020. The methodology was based on defining a research problem to which several questions were linked in order to uncover some subjective meanings given by the subjects under study to their actions in the virtual reality of a digital space. Several approaches were used to deal with the research problem, some of which were directly applied to analysing visual content (in the visual rhetoric and visual semiotic dimensions as well as through the use of mixed methods) and others used to support the observation and contextualisation of the data that was collected (ethnography, pragmatism, transdisciplinarity and multimodality). The results find that Airbnb is a digital space that is socially constructed where we can study relevant data with regards to tourism communication that reveal the existence of multiple multisensory experiences among which the researcher’s own.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue
URIhttps://hdl.handle.net/1822/72189
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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