Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/72606

TítuloAbordagem didática com o uso das TIC no ensino de Português Língua Estrangeira (PLE)
Autor(es)Santos, Priscila dos
Palavras-chaveEnsino de línguas
Tecnologias da informação e da comunicação (TIC)
Português língua estrangeira (PLE)
cânone literário
Language teaching
Information and communication technologies (ICT)
Portuguese as a foreign language (PFL)
Literary canon
Data30-Jun-2020
EditoraUMinho Editora
RevistaH2D: Revista de Humanidades Digitais
CitaçãoSantos, P. (2020). Abordagem didática com o uso das TIC no ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) . H2D|Revista De Humanidades Digitais, 2(1). https://doi.org/10.21814/h2d.2533
Resumo(s)O presente estudo pretende sugerir abordagens didáticas para o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) obras canônicas literárias em língua portuguesa, como o livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Apoiadas ao ensino de línguas baseado em tarefas (ELBT), os propósitos subjacentes à elaboração deste estudo de caso foram incluir as TIC no ensino de PLE. As conclusões revelam que o recurso às TIC pode ser muito significativo para tratar os textos literários canônicos, já que estes são um recurso bastante versátil e útil para aprendizagem de línguas, bem como, para aumentar a motivação dos estudantes.
This study aims to show a didactic approach to teach Portuguese as a Foreign Language (PFL). This approach uses Information and Communication Technologies (ICT) make easier the study of classic books from Portuguese literature. For this purpose, we have chosen the classical-literature book Vidas Secas, written by Graciliano Ramos. We have chosen the task-based language teaching (TBLT) methodology which supported us in using these modern and important tools in PFL classes. We concluded that the use of ICT is highly effective to study canonical texts, since they are a not only versatile a useful resource to language learning with communicative approach but also challenging in respect to their inclusion in PFL classes. We conclude that bringing students closer than this kind of texts using ICT can increase their motivation and interest for classical literature.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/72606
DOI10.21814/h2d.2533
e-ISSN2184-562X
Versão da editorahttps://doi.org/10.21814/h2d.2533
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:UMinho Editora - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Abordagem didática com o uso das TIC no ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) .html60,12 kBHTMLVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID