Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/7270
Título: | Contribuição para a reutilização de material fresado em camadas estruturais de pavimento |
Autor(es): | Moreira, J. Pedro Vieira |
Orientador(es): | Pereira, Paulo A. A. Correia, A. Gomes |
Data: | 10-Abr-2006 |
Resumo(s): | As técnicas de reciclagem de pavimentos assumem cada vez mais um lugar de destaque entre as técnicas de reabilitação de pavimentos, contribuindo em grande parte para a diminuição do
impacte negativo que a construção de pavimentos tem no ambiente, apresentando-se em
alguns casos como alternativas economicamente atractivas.
Este trabalho tem como principal objectivo promover a utilização de material fresado em
camadas estruturais de pavimento, reutilizando resíduos provenientes da indústria de
construção.
A primeira parte da dissertação enquadra o tema, aborda os principais tipos de pavimento
conhecidos, dando especial atenção à constituição e modo de funcionamento dos pavimentos
flexíveis. Descrevem-se as técnicas de conservação de pavimentos e, em especial, as técnicas
de reciclagem disponíveis. Dentro das técnicas de reciclagem realçam-se as técnicas de
reciclagem a frio com cimento.
Na segunda parte descrevem-se os ensaios realizados para a caracterização em laboratório dos
materiais e das misturas estudadas, avaliando o seu comportamento. Faz-se o
dimensionamento de uma estrutura de pavimentos utilizando uma camada de mistura de
material fresado com pó de pedra e cimento, sendo depois comparados os resultados com os
obtidos no dimensionamento de estruturas de pavimentos flexíveis em que são utilizados
materiais tradicionais.
Na terceira parte avalia-se a possibilidade de construir a mistura de materiais, através da
realização de trechos experimentais, o comportamento da mistura ao longo do tempo.
Apresentam-se no final os aspectos mais relevantes da técnica abordada, enumerando as principais conclusões. Nowadays, the recycling techniques are assuming a more and more important position in pavement rehabilitation works, contributing to diminishing the negative environmental impact in road pavement construction, presenting themselves as economically attractive alternatives. The main purpose of this work is to promote the use of RAP (Reclaimed Asphalt Pavement) in pavement structural layers, reusing residual materials produced by construction industry. The first part of the work is an introduction to the theme. The main types of pavement are described, specially the constitution and the mechanical properties of flexible pavements. It also describes the maintenance techniques and, in a particular way, the available recycling techniques, giving particular attention to cold recycling with cement techniques. In the second part, laboratorial tests that were performed for the materials, and the mixtures characterization, are described. The behaviour of those mixtures is studied. In this part, a pavement design is made, considering a layer executed with a mixture of RAP material, stone powder and cement. After, the results obtained are compared with the obtained in the design of flexible pavement structure made with traditional materials. In the third part it is evaluated the possibility of constructing the materials mixtures, by making experimental road works, observing the behaviour of the mixture in time. Finally it is presented the most relevant aspects of the technique, enumerating the principal conclusions. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Engenharia Rodoviária |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/7270 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CEC-VC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - texto final.pdf Acesso restrito! | 2,97 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Capas.pdf Acesso restrito! | 26,68 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |