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https://hdl.handle.net/1822/7307
Título: | Um processo completo para resposta rápida e personalizada [na] estamparia digital de grande formato: uma abordagem à publicidade e exterior |
Outro(s) título(s): | A complet process to the quick and personalised response in wide format digital printing: on aproach to the outdoor advertising |
Autor(es): | Mesquita, Francisco Manuel Morais |
Orientador(es): | Neves, Jorge |
Data: | 13-Out-2006 |
Resumo(s): | Este trabalho teve como objectivo desenvolver um processo completo, rápido e
personalizado de Outdoor produzidos através de estamparia digital. O factor de inovação
mais importante residiu na reactividade das cores da mensagem publicitária, conferindo
novo significado à respectiva mensagem. A base desta inovação assentou na utilização
de tintas com pigmentos micorencapsulados à base de cristais líquidos.
Foi efectuada uma abordagem acerca das origens e desenvolvimentos da publicidade
exterior, o qual permitiu concluir que este tipo de publicidade tem um percurso transversal
na história da Humanidade. De facto, embora com contornos diferentes da actualidade, no
que respeita à mensagem e suportes, ela teve sempre um papel importante. Factores de
ordem tecnológica, sócio–económica e estética permitam o aparecimento, no século XlX,
do produto mais peculiar da publicidade exterior, o Outdoor. Desde então, com especial
ênfase na última década, verificou-se um desenvolvimento significativo originado pela
introdução da tecnologia digital.
Elaborou-se uma análise, a qual incidiu num corpus de Outdoor do mercado nacional
contemporâneo. Esta técnica de investigação permitiu efectuar uma descrição objectiva,
sistemática e quantitativa do conteúdo existente nessas peças. Assim, determinámos os
significados mais relevantes daquelas mensagens, concluindo-se que o Outdoor possui
uma gramática e estética próprias, as quais lhe conferem especificidades únicas como
meio publicitário.
Com a informação inerente ao modo adequado para trabalhar a mensagem - fotografia,
ilustração, cor, texto, etc., procedemos à idealização e desenvolvimento gráfico de
Outdoor. Efectuadas várias considerações sobre criatividade publicitária, o trabalho
desenvolveu-se em conformidade com o funcionamento dos pigmentos reactivos. A
produção das campanhas foi efectuada de acordo com uma metodologia profissional.
Criados os Outdoor, encetaram-se todos os procedimentos necessários à sua produção
física. Introduziu-se a máquina de estamparia digital seleccionada para o projecto, suas
características e vantagens, face a outras existentes no mercado.
Avaliado o desempenho positivo dos pigmentos seleccionados em diferentes
concentrações, procedeu-se ao desenvolvimento das tintas, visando a sua utilização na
estamparia digital.
Testes comparativos efectuados, entre a tinta de origem e a tinta desenvolvida,
mostraram que o desempenho desta última não era satisfatório, nomeadamente na
homogeneização e secagem. Para solucionar estes problemas foi alterada a superfície do
suporte, colocando-se nele uma camada de laca com propriedades adesivas.
A substituição de alguns componentes permitiu a obtenção de melhorias, as quais
também foram se verificaram num estudo comparativo de decantação das tintas.
A medição da viscosidade permitiu concluir que os pigmentos utilizados teriam diâmetros
diferentes. Efectuada a medição das partículas, a qual confirmou a existência de
microcápsulas com tamanho superior ao suportado pelo sistema, encetámos a filtragem
da tinta. A avaliação da viscosidade por reometria permitiu optimizar as tintas de modo a
que estas apresentassem características próximas da original.
Seguiu-se a utilização das tintas criadas na estamparia digital. Porém, os resultados
positivos não foram imediatos. Tal apenas aconteceu com a introdução de novas
alterações na constituição da tinta, ajustamentos na máquina e na climatização da zona
de estamparia.
No seguimento das medidas tomadas foi possível fazer amostras. Sobre estas foram
desenvolvidos estudos de degradação em laboratório e no exterior. Determinada que foi a
fraca resistência às condições de degradação exterior - calor, raios UV e humidade,
procuraram-se produtos destinados à protecção das tintas. Encontrados dois produtos,
um verniz líquido e uma película, apenas esta última garantiu a obtenção de resultados
positivos em todas as tintas.
Para além do carácter interdisciplinar subjacente ao desenvolvimento do projecto,
destaca-se o facto de a parte experimental, ter decorrido em estreita colaboração com o
mundo empresarial, através de uma parceria estabelecida no âmbito de uma Bolsa de
Doutoramento em Empresa. This project was aimed at developing process of producing digitally printed Billboards. The most important and innovating factor was the reactivation of colours in the advertising message, giving it a whole new meaning. This innovating technique was based on the use of ink with microencapsulated pigments made of liquid crystals. A research was carried out to determine the origins and developments of outdoor advertising, and allowed us to arrive at the conclusion that this type of advertising has an oblique path in the history of Humanity. In fact, although different from present day contours with respect to the message and supports, it has always had an important role. During the 19th century, technological, socio-economic and aesthetic factors allowed the emergence of peculiar outdoor advertising, the Billboard. Since then, and with special emphasis on the past decade, we have been able to acknowledge a significant development that originated due to the introduction of digital technology. An analysis was elaborated which focussed on a corpus of Billboards within the contemporary national market. This research technique allowed us to carry out an objective, systematic and quantitative description of the existing content in these pieces. Thus, we determined the most significant meanings of those ads and concluded that the Billboard possesses its very own grammar and aesthetics, conferring unique characteristics within the advertising world. With all the intrinsic information on how to work the message (photograph, illustration, colour, text, etc.), we proceeded with the idealisation and graphic development of Billboards. After several considerations on creative advertising, the project developed in conformity with the function of the reactive pigments. The production campaigns were executed in accordance with professional standards. Having created the Billboards, we proceeded to carry out all the necessary steps for its physical production. Taking into consideration its characteristics and advantages when compared with others that exist in the market, we introduced the digital printer selected for the project. After evaluating a positive performance of the selected pigments in different concentrations, we proceeded to develop the ink that would be used in the digital printing. Comparative tests, which were carried out between the original and the developed ink, indicated that the performance of the latter was not satisfactory, namely the homogenisation and drying process. In order to solve these problems the support surface was altered by spreading a layer of lacca with adhesive properties. By replacing a few of the components improvement was achieved. This improvement was also verified in the comparative studies of ink decantation. After measuring the viscosity we concluded that the pigments could have different diameters. We measured the particles and confirmed the existence of micro capsules larger than the size supported by the system, therefore, we proceeded to filter the ink. The viscosity analysis through rheology allowed to optimise the ink so that its characteristics were similar to the original. We ensued to use the ink created in digital printing, nevertheless, positive results were not immediate. These results were only possible to achieve after the introduction of new alterations such as the ink’s composition, printer adjustments and temperature adjustments in the printing area. Immediately after taking these measures, samples were made. Degradation studies in the lab and outdoor were carried out on these samples. We were able to determine a weak resistance to outdoor degradation conditions such as heat, UV rays and humidity, therefore, we searched for products that protect ink. We found two products, a liquid varnish and a film, but only this last one guaranteed positive results in all the inks. In addition to the underlying interdisciplinary character of the project development, we would like to highlight the experimental part, which was carried out in close collaboration with the business world through the established partnership of a PhD in Business grant. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Tecnologia Têxtil. |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/7307 |
Acesso: | Acesso aberto |
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