Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/73289

TítuloPráticas formais e informais no ensino da música: questionando a dicotomia
Outro(s) título(s)Formal and informal practices in music teaching: questioning the dichotomy
Autor(es)Ferreira, Sónia Rio
Vieira, Maria Helena
Palavras-chaveEducação musical
Práticas formais de ensino
Práticas informais de ensino
Music education
Informal practices of music education
Formal practices of music education
Data2013
EditoraRegião Autónoma de Madeira. Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia
RevistaRevista Portuguesa de Educação Artística
CitaçãoFerreira, S. e Vieira, M. H. (2013). Práticas Formais e Informais no Ensino da Música: Questionando a Dicotomia, in Revista de Educação Artística nº 3, pp. 87-97.
Resumo(s)O foco deste artigo é contribuir para a dilucidação dos conceitos de práticas formais e informais no âmbito da educação musical, destacando o contributo reconhecido de alguns investigadores como: Edwin Gordon e Lucy Green. São convocadas também para esta reflexão as perspetivas de Keith Swanwick e David Elliott. A discussão e análise destas perspetivas teóricas visam a reflexão e o questionamento dos próprios conceitos de “formalidade” e “informalidade” no ensino da música. Neste sentido, o objetivo deste ensaio é contribuir com uma reflexão que coloca em evidência a importância da articulação entre os processos formais e informais no quadro das aprendizagens da música.
The focus of this paper is to contribute to the clarification of the concepts of formal and informal practices in music education, highlighting the pedagogical thought of some well-known researchers such as Edwin Gordon, Lucy Green, Keith Swanwick and David Elliott. The discussion and analysis of these theoretical perspectives aim at the reflection and questioning of the very concepts of “formality” and “informality” in music teaching. In this sense, the ultimate goal of this essay is to launch a more realistic and objective discussion about the reality of music education, which might be simpler than the complexity of the recent theoretical debate has suggested.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/73289
DOI10.34639/rpea.v3i1.98
ISSN1647-905X
Versão da editorahttps://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/98
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ferreira e Vieira_2013_Formal Informal_Questionando dicotomia.pdf186,98 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID