Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/73503
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Tiago | por |
dc.contributor.author | Vieira, Maria Helena | por |
dc.date.accessioned | 2021-07-01T10:14:31Z | - |
dc.date.available | 2021-07-01T10:14:31Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | Rodrigues, T. e Vieira, M. H. (2019). “A preparação da performance. O discurso interno positivo para uma ansiedade de efeito estimulante”. Revista Portuguesa de Educação Musical, n.º 145, Janeiro-Dezembro 2019, pp. 16-26 | por |
dc.identifier.issn | 1646-6306 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/73503 | - |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta a síntese de um processo de optimização do estudo do instrumento, utilizado no âmbito do projecto de investigação-acção "Os efeitos da ansiedade na Performance dos alunos de Fagote" realizado no contexto de estágio do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho numa escola pública de ensino especializado. Este processo de optimização caracteriza-se pelo uso de um discurso interno positivo, de forma a potenciar um maior controlo emocional na 'performance' e uma maior motivação para a prática do instrumento. O projecto obteve resultados significativos nos alunos envolvidos na intervenção. Neste artigo apresenta-se a componente de fundamentação teórica que alicerçou a intervenção pedagógica, a qual se projectou de modos diversificados no processo de ensino e aprendizagem, nomeadamente na fragmentação sistemática de tarefas (desenvolvimento de processos de 'micro tarefa'. O objectivo final foi a transformação da ansiedade, enquanto fenómeno normal na 'performance', num factor controlável e estimulante para os alunos, com vista ao desenvolvimento da sua auto-estima e da sua auto-confiança, do seu bem-estar e sentimento de realização antes, durante e após uma apresentação em público. | por |
dc.description.sponsorship | Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Associação Portuguesa de Educação Musical | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Ensino especializado de música | por |
dc.subject | Performance | por |
dc.subject | Ansiedade | por |
dc.subject | Micro-tarefas | por |
dc.subject | Fagote | por |
dc.title | A preparação da performance. O discurso interno positivo para uma ansiedade de efeito estimulante | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 16 | por |
oaire.citationEndPage | 26 | por |
oaire.citationIssue | 145 | por |
oaire.citationConferencePlace | Lisboa, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.journal | Revista Portuguesa de Educação Musical | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rodrigues e Vieira_2019_APEM.pdf | 5,71 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons