Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/73503

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Tiagopor
dc.contributor.authorVieira, Maria Helenapor
dc.date.accessioned2021-07-01T10:14:31Z-
dc.date.available2021-07-01T10:14:31Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationRodrigues, T. e Vieira, M. H. (2019). “A preparação da performance. O discurso interno positivo para uma ansiedade de efeito estimulante”. Revista Portuguesa de Educação Musical, n.º 145, Janeiro-Dezembro 2019, pp. 16-26por
dc.identifier.issn1646-6306-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/73503-
dc.description.abstractEste artigo apresenta a síntese de um processo de optimização do estudo do instrumento, utilizado no âmbito do projecto de investigação-acção "Os efeitos da ansiedade na Performance dos alunos de Fagote" realizado no contexto de estágio do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho numa escola pública de ensino especializado. Este processo de optimização caracteriza-se pelo uso de um discurso interno positivo, de forma a potenciar um maior controlo emocional na 'performance' e uma maior motivação para a prática do instrumento. O projecto obteve resultados significativos nos alunos envolvidos na intervenção. Neste artigo apresenta-se a componente de fundamentação teórica que alicerçou a intervenção pedagógica, a qual se projectou de modos diversificados no processo de ensino e aprendizagem, nomeadamente na fragmentação sistemática de tarefas (desenvolvimento de processos de 'micro tarefa'. O objectivo final foi a transformação da ansiedade, enquanto fenómeno normal na 'performance', num factor controlável e estimulante para os alunos, com vista ao desenvolvimento da sua auto-estima e da sua auto-confiança, do seu bem-estar e sentimento de realização antes, durante e após uma apresentação em público.por
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Portuguesa de Educação Musicalpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEnsino especializado de músicapor
dc.subjectPerformancepor
dc.subjectAnsiedadepor
dc.subjectMicro-tarefaspor
dc.subjectFagotepor
dc.titleA preparação da performance. O discurso interno positivo para uma ansiedade de efeito estimulantepor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage16por
oaire.citationEndPage26por
oaire.citationIssue145por
oaire.citationConferencePlaceLisboa, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista Portuguesa de Educação Musicalpor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rodrigues e Vieira_2019_APEM.pdf5,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID