Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/73628
Título: | Moda e sustentabilidade: o caso do Studio Izah |
Autor(es): | Sousa, Déborah Alencar de |
Orientador(es): | Guedes, Graça |
Palavras-chave: | Moda Sustentabilidade Marca Millennials Geração Z Fashion Sustainability Branding Millennials Generation Z |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O desejo por aquilo que é novo e a efemeridade das coisas faz com que a moda impulsione a sociedade
de consumo. Os processos que envolvem a produção têxtil, o consumo e o descarte de produtos
provocam danos imensuráveis ao meio ambiente e aos seres humanos, pelo que a sustentabilidade
surge como uma alternativa inevitável. Ao aliar moda à sustentabilidade, busca-se promover o consumo
consciente e alterar os modelos de negócios vigentes, visando benefícios a longo prazo. Ao considerar
estas premissas, a presente dissertação aborda a pesquisa prévia e o planeamento de uma marca de
moda que veicule valores e estratégias sustentáveis em seu ADN. O estudo do comportamento do
consumidor perante a sustentabilidade se faz essencial para o desenvolvimento de práticas dentro desta
nova realidade. Neste trabalho, foram utilizadas as metodologias de pesquisa bibliográfica e a técnica de
grupos de foco, onde buscou-se perceber o conhecimento de mulheres pertencentes às gerações
Millennials e Z relativamente ao consumo consciente e a moda sustentável, suas preferências e seu
comportamento de consumo de produtos têxteis e de vestuário. The desire for what is new, and the ephemerality of things has made fashion drive the consumer society. The processes involving textile production, consumption and disposal of products cause immeasurable damages to the environment and human beings, therefore, sustainability emerges as an inevitable alternative solution. By combining fashion with sustainability, it is possible to promote conscious consumption and change the current business models, seeking long-term benefits. With this goal in mind, this dissertation addresses the prior research and the planning of a fashion brand that conveys sustainable values and strategies in its DNA. The study of consumer behaviour towards sustainability is essential for the development of practices within this new reality. The methodology used throughout this work consisted of a bibliographic research and the technique of focus groups, which sought to understand the knowledge of women belonging to Millennials and Generation Z, regarding conscious consumption and sustainable fashion, their preferences and their consumption behavior related to textile-based products and clothing. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Design e Marketing de Produtos Têxteis, Vestuário e Acessórios |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/73628 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DET/2C2T - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao Déborah Alencar de Sousa.pdf | 3,46 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons