Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/73693

TítuloA relação dos títulos com o clickbait no jornalismo desportivo: o caso do Maisfutebol
Outro(s) título(s)The relationship of titles with clickbait in sports journalism: the case of Maisfutebol
Autor(es)Ribeiro, Adriana Isabel da Silva
Orientador(es)Santos, Luís António
Palavras-chaveClickbait
Desporto
Jornalismo
Títulos
Journalism
Sports
Titles
Data2020
Resumo(s)O desporto em Portugal e, concretamente o futebol, tem um peso preponderante na sociedade, pelo que são muitos aqueles que diariamente acompanham os jogos que acontecem e dão origem ao espetáculo prático, bem como os que arrastam os minutos de “jogo” para fora de campo. Os jornais online permitiram a notícia no ecrã e a leitura dos textos em qualquer hora e em qual-quer lugar. A internet revolucionou a forma como acedemos às notícias e, atualmente, estas en-contram-se à distância de um clique. No entanto, se por um lado há autores que defendem as vantagens do imediatismo e da facilidade do acesso, por outro lado há outros que refletem sobre as suas desvantagens. Perante o cenário jornalístico português, a atividade profissional foi obrigada a adaptar-se e a rein-ventar-se, fruto também do desenvolvimento tecnológico. E estas são apenas algumas das razões que contribuíram para uma maior competição de audiências entre os órgãos de comunicação desportivos e a busca pelo título de “os primeiros”. Neste contexto, o presente relatório tem por base a concretização de um estágio curricular, durante três meses, na redação do Maisfutebol, no Porto. Debruça-se, por isso, na experiência vivenciada ao longo desse período, sendo complementado pela reflexão sobre as estratégias que os jornais implementaram para conseguir chegar a um maior número de pessoas e, consequentemente, para tornarem o seu lugar ativo no mercado. Assim, analisou-se o top dez de notícias das primeiras três semanas de cada mês do estágio no Maisfutebol, de modo a perceber como os títulos influ-enciam os cliques nas notícias e, consecutivamente, assumem a responsabilidade primordial de conquistarem a audiência. As conclusões mostram que os títulos seguintes dominam as notícias do Maisfutebol: síntese, citação e exclamativo/sensacionalista. São, então, estes os títulos que contribuem para que as peças noticiosas sejam cada vez mais clicáveis. Os resultados parecem ainda espelhar uma mu-dança nas preferências dos leitores, que acedem aos textos jornalísticos, dominantemente, pelo smartphone, fazendo jus ao contexto em que, naturalmente, nos encontramos: o digital.
Sports in Portugal have a preponderant weight in society, so there are many people who daily follow the games that take place and give rise to the practical show, as well as those who drag the minutes of “game” off the field. And this is where the newspapers come in. More than that, the sports newspapers. The digital newspapers. The news on the screen and the reading available at any time and at any place. The internet has revolutionised the way we access news, and this are, at this very moment, just a click away. However, if on the one hand there are authors who defend the advantages of immediacy and ease of access, on the other hand there are others who reflect on their disadvantages. Faced with the portuguese journalistic scenario, the professional activity was forced to adapt and reinvent itself, fruit also of technological development. And these are just some of the reasons that contributed to a greater competition of audiences between the sport community agencies and the search for the title of “the first”. In this context, this internship report focuses on the strategies that newspapers have implemented in order to reach more people and, consequently, to make their place active in the market. Thus, we analyzed the top ten news of the first three weeks of each month of the internship in Maisfutebol, in order to understand how the titles influence the news clicks and, consecutively, assume the primary responsibility of winning the audience. The conclusions show that the following titles dominate the news of Maisfutebol: synthesis, quote and exclamatory/ sensationalist. So, these are the titles that contribute to the news pieces being more and more clickable. The results also seem to reflect a change in the preferences of readers, who access journalistic texts, predominantly, via smartphone, living up to the context in which we naturally find ourselves: the digital.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/73693
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations
DCC - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
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Relatório estágio Adriana Isabel da Silva Ribeiro.pdf4,45 MBAdobe PDFVer/Abrir

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