Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/73759
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Zamith-Cruz, Judite | por |
dc.contributor.author | Vieira, Maria Helena | por |
dc.contributor.author | Antunes, Carla Pires | por |
dc.contributor.author | Carvalho, Maria de Lurdes Dias de | por |
dc.contributor.author | Lopes, Maria Virgílio Cambraia | por |
dc.contributor.author | Melo, Maria do Céu de | por |
dc.contributor.author | Gama, Manuela | por |
dc.date.accessioned | 2021-07-29T14:38:53Z | - |
dc.date.available | 2021-07-29T14:38:53Z | - |
dc.date.issued | 2000-02 | - |
dc.identifier.citation | Zamith-Cruz, J. M., Vieira, M. H., Antunes, C., Carvalho, M. L., Virgílio, M., Melo, M.C. e Gama, M. (2000). O currículo aberto: polifonia das artes no desenvolvimento humano. In J. A. Pacheco, J. C. Morgado, e Viana, I. C (Org.). Políticas Curriculares: caminhos da flexibilização e integração. Actas do IV Colóquio sobre Questões Curriculares (pp. 267-276). Braga: Centro de Estudos em Educação e Psicologia – Universidade do Minho. | por |
dc.identifier.isbn | 972-8098-68-5 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/73759 | - |
dc.description.abstract | Este texto apresenta um projecto de investigação sobre as práticas e as vivências artísticas numa perspectiva do desenvolvimento humano no contexto da Formação de Professores do 1º Ciclo e de Educadores de Infância. Constatando a diminuta reflexão sobre a presença das artes no currículo da formação dos professores e educadores generalistas o projecto congregou investigadores-especialistas das Artes, da Literatura e da Psicologia e foi construído através do desenvolvimento articulado de sete sub-projectos, a saber: Sub-Projecto 1 - Pressupostos para uma educação artística integrada: hipóteses e perspectivas; Sub-Projecto 2 - Jogos de linguagem e desenho de emoções; Sub-Projecto 3 - O contador de histórias; Sub-Projecto 4 - A educadora criativa na educação para a infância; Sub-Projecto 5 - Desenvolvimento do auto-conhecimento; Sub-Projecto 6 - O texto - Percursos para a dramatização; Sub-Projecto 7 - A dança - Os primeiros passos de uma aprendizagem musical. As questões subjacentes a este projecto assumem grande pertinência no contexto do equacionamento do papel das artes na Formação Inicial e Contínua de Professores e no desenvolvimento curricular e programático nas escolas. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação Calouste Gulbenkian | por |
dc.description.sponsorship | Instituto de Inovação Educacional | por |
dc.description.sponsorship | Porto Editora | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e Tecnologia | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Música | por |
dc.subject | Drama | por |
dc.subject | Literatura | por |
dc.subject | Psicologia do desenvolvimento | por |
dc.subject | Formação de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.subject | Formação de educadores de infância | por |
dc.title | O currículo aberto: polifonia das artes no desenvolvimento humano | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 267 | por |
oaire.citationEndPage | 276 | por |
oaire.citationIssue | 1 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | Políticas curriculares: caminhos da flexibilização e integração | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cruz_Vieira_Antunes et al_2000.pdf | 2,68 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons