Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/73759

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorZamith-Cruz, Juditepor
dc.contributor.authorVieira, Maria Helenapor
dc.contributor.authorAntunes, Carla Pirespor
dc.contributor.authorCarvalho, Maria de Lurdes Dias depor
dc.contributor.authorLopes, Maria Virgílio Cambraiapor
dc.contributor.authorMelo, Maria do Céu depor
dc.contributor.authorGama, Manuelapor
dc.date.accessioned2021-07-29T14:38:53Z-
dc.date.available2021-07-29T14:38:53Z-
dc.date.issued2000-02-
dc.identifier.citationZamith-Cruz, J. M., Vieira, M. H., Antunes, C., Carvalho, M. L., Virgílio, M., Melo, M.C. e Gama, M. (2000). O currículo aberto: polifonia das artes no desenvolvimento humano. In J. A. Pacheco, J. C. Morgado, e Viana, I. C (Org.). Políticas Curriculares: caminhos da flexibilização e integração. Actas do IV Colóquio sobre Questões Curriculares (pp. 267-276). Braga: Centro de Estudos em Educação e Psicologia – Universidade do Minho.por
dc.identifier.isbn972-8098-68-5-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/73759-
dc.description.abstractEste texto apresenta um projecto de investigação sobre as práticas e as vivências artísticas numa perspectiva do desenvolvimento humano no contexto da Formação de Professores do 1º Ciclo e de Educadores de Infância. Constatando a diminuta reflexão sobre a presença das artes no currículo da formação dos professores e educadores generalistas o projecto congregou investigadores-especialistas das Artes, da Literatura e da Psicologia e foi construído através do desenvolvimento articulado de sete sub-projectos, a saber: Sub-Projecto 1 - Pressupostos para uma educação artística integrada: hipóteses e perspectivas; Sub-Projecto 2 - Jogos de linguagem e desenho de emoções; Sub-Projecto 3 - O contador de histórias; Sub-Projecto 4 - A educadora criativa na educação para a infância; Sub-Projecto 5 - Desenvolvimento do auto-conhecimento; Sub-Projecto 6 - O texto - Percursos para a dramatização; Sub-Projecto 7 - A dança - Os primeiros passos de uma aprendizagem musical. As questões subjacentes a este projecto assumem grande pertinência no contexto do equacionamento do papel das artes na Formação Inicial e Contínua de Professores e no desenvolvimento curricular e programático nas escolas.por
dc.description.sponsorshipFundação Calouste Gulbenkianpor
dc.description.sponsorshipInstituto de Inovação Educacionalpor
dc.description.sponsorshipPorto Editorapor
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e Tecnologiapor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectDramapor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentopor
dc.subjectFormação de professores do 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.subjectFormação de educadores de infânciapor
dc.titleO currículo aberto: polifonia das artes no desenvolvimento humanopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage267por
oaire.citationEndPage276por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationPolíticas curriculares: caminhos da flexibilização e integraçãopor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cruz_Vieira_Antunes et al_2000.pdf2,68 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID