Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7384

TítuloA construção do conhecimento histórico a partir das actividades propostas pelos manuais : um estudo com alunos do 2.º ciclo do ensino básico
Autor(es)Silva, Ricardo Manuel Alves da
Orientador(es)Barca, Isabel
Data26-Jul-2007
Resumo(s)Este estudo empírico descritivo, de natureza essencialmente qualitativa, insere-se na linha de investigação histórica situada e procurou compreender que tipo de conhecimento histórico os alunos constroem a partir da realização das actividades propostas nos manuais. O estudo foi desenvolvido em contexto de sala de aula e contou com uma amostra de 28 alunos de uma turma de 5º ano escolaridade. Para a recolha de dados foram aplicados dois instrumentos. O primeiro é constituído pelas actividades propostas pelo manual e o segundo é um questionário alternativo ao do manual tendo como base, no entanto, as mesmas fontes históricas. A análise dos dados foi feita segundo a metodologia da Grounded Theory. Num primeiro momento foi feita a análise dos dados obtidos pela aplicação do questionário proposto pelo manual e, num segundo momento, analisaram-se os dados resultantes da aplicação do questionário alternativo. Foram construídas as categorias de progressão de ideias dos alunos, enquadradas pelo modelo de progressão conceptual em cognição histórica. Da leitura dos dados do questionário proposto pelo manual que constituíram o domínio de análise da Selecção da Informação resultaram as seguintes categorias: Resposta não válida; Cópia da informação; Selecção direccionada/explicativa; e Reformulação da mensagem. Do questionário alternativo resultaram três domínios de análise: Interpretação de fontes; Explicação; e Compreensão. Em relação ao primeiro, resultaram as seguintes categorias: Resposta não válida; Fragmentos; Compreensão global; e Compreensão fundamentada. Para o segundo, definiram-se as categorias: Descrição; Explicação restrita; e Relato explicativo. Para o último domínio, foram construídas as categorias: Fragmentos; Compreensão restrita; e Opinião emergente. Como conclusões, os resultados sugerem que a maior parte das respostas dos alunos se situam nos modelos de progressão intermédios. Constatou-se que realizaram tarefas que exigem a interpretação de fontes, embora por vezes se limitassem a copiá-las, bem como actividades relacionadas com a explicação, em que se constata uma variedade de respostas num nível de complexificação crescente. Constatações essas que também se aplicam aos dados obtidos pelas actividades relacionadas com a compreensão. Os resultados sugerem que os alunos do 2º ciclo poderão desenvolver tarefas que vão além do reconhecimento e da reprodução linear da informação apresentada, sendo também capazes de reformularem a informação e construirem explicações.
This empirical, descriptive study of an essentially qualitative nature is inserted in the line of research on situated historical cognition and it aimed to understand what type of historical knowledge pupils construct upon the accomplishment of the tasks proposed in textbooks. The study was carried out in classroom context with a sample of 28 fifth-grade pupils. Two instruments were applied for data collection. The first one is constituted by the activities proposed by the textbook and the second by an alternative questionnaire to the one offered by the textbook, although both were supported by the same historical sources. The analysis of data was made according to the Grounded Theory methodology. Data collected from the application of the questionnaire proposed by the textbook as well as of the alternative questionnaire were analysed. Categories of progression were constructed framed by the conceptual model of progression used in historical cognition. From the data analysis of the questionnaire proposed by the textbook, which was related to the domain of Information Selection, the following categories were drawn: Not valid reply; Copy of the information; Guided/explanatory Selection; and Reformulation of the message. From the alternative questionnaire three domains of analysis were established: Source interpretation; Explanation; and Understanding. In the first domain, the following categories were drawn: Not valid reply; Fragments; Global understanding; and Grounded Understanding. In the second domain, the following categories: Description; Restricted explanation; and Explanatory account. In the last domain, the following categories were defined: Fragments; Restricted Understanding; and Emergent Opinion. As conclusions, findings suggest that most of the pupils’ answers are positioned in the intermediate models of progression. Nevertheless, it was also evidenced that they carried out tasks demanding source interpretation of sources, although in some cases they simply copied them, as well as activities related with explanation, in which a diversified answers in a level of increasing complexity were observed. Such evidence is also applicable to the data gathered from the activities related with understanding. Thus, findings suggest that 2nd cycle pupils can develop tasks beyond the mere recognition and reproduction of information given, being also capable of reformulating information and construct explanations.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização Supervisão Pedagógica em Ensino da História
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7384
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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