Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74083

TítuloNovas formas de performance social no contexto digital da “economia da partilha”
Outro(s) título(s)New forms of social performance in the digital context of the “sharing economy"
Autor(es)Saturnino, Rodrigo Ribeiro
Palavras-chaveEconomia da partilha
Plataformas digitais
Capitalismo de plataforma
Preconceito
Internet
Sharing economy
Digital platforms
Platform capitalism
Rejudice
Internet
Prejudice
DataDez-2020
EditoraUniversidade da Beira Interior. Labcom.IFP
RevistaEstudos em Comunicação
CitaçãoRodrigo, S. (2020). Novas formas de performance social no contexto digital da “economia da partilha”. Estudos em Comunicação, (31), 191-213. https://doi.org/10.25768/20.04.03.31.09
Resumo(s)Este artigo investiga como a Airbnb e BlaBlaCar utilizam o conceito de partilha para causar impacto nos modos de produção do caitalismo digital e estruturar novas formas de dramatização social. Através da análise das interfaces destas plataformas digitais, verificou-se que tais estruturas proporcionam às pessoas que utilizam os serviços da “economia da partilha” a sistematização de um retrato idealizado de si mesmas marcado por imaginários sociais sobre o trabalho colaborativo, a confiança mútua e a vida em comunidade. Constatou-se também que o funcionamento destas plataformas estimulam a formação de espaços de segurança a partir de procedimentos de validação de identidade auto-regulados pela avaliação de comportamentos e por uma vigilância recíproca entre os/as participantes. O objetivo principal deste método é garantir uma utilização fiável entre consumidores/as e prestadores/as de serviços. No entanto, ao constatar que o sucesso da “economia da partilha” está alicerçado na ideia de confiança entre os pares, notou-se que tais plataformas podem constituir-se em espaços de reafirmação e de reprodução de desigualdades sociais entre grupos de pessoas historicamente discriminadas.
This article investigates how Airbnb and Blablacar use the concept of haring to impact the ways of production of digital capitalism and organize new forms of social dramatization. Through the analysis of the interfaces of these digital platforms, it is argued in the paper that such structures provide to the people using services of sharing economy the organization of an idealized portrait of themselves, that is branded by social imaginaries about collaborative work, mutual trust and communitarian life. It was also found that the functioning of these platforms stimulates the construction of security spaces grounded on procedures of identity validation which are self-regulated through processes of two-sided review and mutual surveillance between both kind of participants. The aim of these processes is to ensure the reliable use of the services between consumers and providers. However, verifying that the success of the "sharing economy" is based on the idea of trust among peers, it was notice that such platforms can be spaces of reaffirmation and reproduction of social inequalities previously felt among social groups historically discriminated.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74083
DOI10.25768/20.04.03.31.09
ISSN1646-4974
Versão da editorahttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/563/pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

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