Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74094

TítuloImagem e cultura: das cavernas à imagem digital
Outro(s) título(s)Image and culture: from caves to digital imaging
Autor(es)Lopes, Fernando Augusto da Silva
Nardini, Alessandra
Trindade, Elaine Cristina Azevedo
Silva, Tiago Vieira da
Palavras-chaveEstudos Culturais
Semiótica
Sociologia da cultura
Imagem digital
Cultural Studies
Semiotics
Sociology of culture
Digital image
Data2020
EditoraInstituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Centro de Estudos Interculturais (CEI)
RevistaE-Revista de Estudos Interculturais do CEI–ISCAP
CitaçãoLopes, F.A.S, Nardini, A., Trindade, E., & Silva, T.V. (2020). Imagem e cultura: Das cavernas à imagem digital. E-Revista de Estudos Interculturais do CEI–ISCAP, (8), 1-30.
Resumo(s)Neste artigo será apresentada uma contextualização teórica acerca dos principais conceitos culturais que criam a comunicação imagética e edificam o imaginário contemporâneo, serão analisadas as formas peculiares com que a imagem se transforma em imagem digital e como o dispositivo da virtualização se torna cerne desta transformação. O virtual rompe do ponto de vista semiótico com uma proposta dialógica da analogia, que desde o advento das imagens técnicas foi o elo para uma construção de um imaginário moderno. Portanto, sobre este pretexto discutir a imagem é discutir a intercomunicação imagética. Portanto, o presente artigo buscará a construção de uma teoria própria, multidisciplinar, híbrida e, portanto, legítima representante dos Estudos Culturais, propor um conceito de imagem digital que seja verossímil diante do desafio contemporâneo de uma realidade cultural fragmentária, líquida e, sobretudo, norteada pelos fluxos das redes.
In this article we will present a theoretical contextualization about the main cultural concepts that create the imagetic communication and build the contemporary imaginary. We will analyze the peculiar ways in which the image becomes a digital image and how the virtualization device becomes the core of this transformation. The virtual breaks from the semiotic point of view with a dialogical proposal of analogy, which since the advent of technical images has been the link to a construction of a modern imaginary. Therefore, on this pretext to discuss the image is to discuss the imaginary intercommunication. Therefore, the present article will seek to construct its own theory, multidisciplinary, hybrid and, therefore, legitimate representative of Cultural Studies, to propose a concept of digital image that is credible in the face of the contemporary challenge of a fragmentary, liquid and, above all, cultural reality. guided by network flows.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74094
DOI10.34630/erei.vi8.4134
e-ISSN2182-6439
Versão da editorahttps://parc.ipp.pt/index.php/e-rei/article/view/4134
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
F.A.S.Lopes-A.Nardini-E.Trindade-T.V.Silva_Imagem-e-Cultura-das-cavernas-a-imagem-digital.pdf245,98 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID