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https://hdl.handle.net/1822/74214
Título: | Shopping: património da humanidade |
Autor(es): | Lemos, Luís Miguel de Oliveira |
Orientador(es): | Capela, José Manuel do Couto Ramos |
Palavras-chave: | Cidade Marketing Consumo Centro comercial Guimarães City Marketing Consumption Shopping Center |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | Os centros comerciais tornaram-se essenciais para o nosso quotidiano. Mais do
que serem um simples edifício onde é possível fazer compras ou recorrer a serviços, são
autênticas cidades dedicadas ao consumo. A arquitetura funciona aqui como um elemento
de marketing, e a eficácia do desenho traduz-se em lucro.
A dissertação começa por identificar quais os principais conceitos implicados no
termo Centro Comercial, sintetizados numa equação: o Edifício que contém Cidade, elevado
ao Consumo, é igual ao Centro Comercial. A seguir, analiso aqueles que são considerados
os pré modelos desta tipologia, no contexto europeu e norte americano. Esta análise
concentra-se depois no panorama português e em particular na cidade de Guimarães, onde
analiso detalhadamente três centros comerciais: o “Palmeiras”, o Guimarães Shopping e o
Espaço Guimarães. Esta abordagem cronológica e cada vez mais centrada em Guimarães
culmina numa especulação sobre como será o centro comercial no futuro ou, mais
especificamente, sobre como será o futuro centro comercial de Guimarães – cidade
património da humanidade. Shopping Centers have become essential places for our day-to-day. More than being a simple building where it is possible to shop or access to services, they are authentic cities dedicated to consumption. The architecture works here as a marketing element, and the efficiency of his draw translates into profit. The thesis begins by identifying which are the main concepts implied in the term Shopping Center, synthesized in an equation: the Building that contains City, elevated to Consumption, is the Shopping Center. Next, I analyze those that are considered the premodels of this typology, in the European and North American contexto. This analysis then focuses on the Portuguese panorama and particularly in the city of Guimarães, where I analyze in detail three shopping centres: the “Palmeiras”, the Guimarães Shopping and the Espaço Guimarães. This chronological and increasingly centered approach in Guimarães culminates in a speculation about how will be shopping center in the future or, more specifically, about how will be the next shopping center of Guimarães – a world heritage city. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cultura Arquitetónica) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/74214 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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