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TítuloPerspetivas de psicomotricistas acerca da influência da intervenção psicomotora na perturbação do espectro do autismo
Outro(s) título(s)Perspectives of psychomotricists on the influence of psychomotor intervention on autism spectrum disorder
Autor(es)Couto, Andreia Daniela Barbosa do
Orientador(es)Martins, Ana Paula Loução
Palavras-chaveIntervenção psicomotora
Perturbação do espectro do autismo (PEA)
Psicomotricistas
Autism spectrum disorder (ASD)
Psychomotor intervention
Psychomotricists
Data2021
Resumo(s)Neste trabalho de investigação apresenta-se um estudo que teve por finalidade caraterizar as perspetivas que Psicomotricistas em Portugal têm sobre a influência da Intervenção Psicomotora junto de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo. Os dados foram recolhidos junto de 118 psicomotricistas de Portugal, através de um questionário designado “Intervenção Psicomotora em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo”. A metodologia utilizada nesta investigação é de natureza quantitativa, descritiva e inferencial. As conclusões mostram que: 1) no geral, os participantes revelam possuir conhecimentos sobre a Perturbação do Espectro do Autismo, nomeadamente sobre as caraterísticas da PEA, sobre a sua competência profissional para a intervenção com crianças com PEA e sobre a influência da Intervenção Psicomotora nas crianças com PEA; 2) as variáveis “habilitações literárias”, a “prática profissional com crianças com PEA” tiveram influência nos resultados dos participantes e a variável “formação na área da PEA” não teve influência nos resultados dos participantes, sendo que os psicomotricistas que tem formação na área da PEA são os que tem perspetivas mais positivas em relação à competência em Intervenção Psicomotora com crianças com PEA; 3) a escala apresenta um coeficiente de Alpha de Cronbach de 0,953, considerado muito bom 4) os resultados da análise fatorial permitiram extrair três fatores que permitem explicar 68,93% da variância total do questionário. Este estudo permite analisar os conhecimentos dos Psicomotricistas sobre a PEA, destacar e intensificar a importância da Intervenção Psicomotora junto de crianças com PEA, potenciando assim, uma intervenção mais informada.
This research work presents a study that aimed to characterize the perspectives that Psychomotricists in Portugal have on the influence of Psychomotor Intervention among children with Autism Spectrum Disorder. The data were collected from 118 psychomotricists in Portugal, through a questionnaire called "Psychomotor Intervention in children with Autism Spectrum Disorder". The methodology used in this investigation is quantitative, descriptive, and inferential. The conclusions show that: 1) in general, the participants reveal to have knowledge about the Autism Spectrum Disorder, namely about the characteristics of the ASD, about their professional competence for the intervention with children with ASD and about the influence of the Psychomotor Intervention in the children with ASD; 2) the variables "educational qualifications", "professional practice with children with ASD" had an influence on the results of the participants and the variable "education in the area of ASD" had no influence on the results of the participants, and the psychomotricists who are trained in ASD areas are those that have more positive perspectives in relation to competence in Psychomotor Intervention with children with ASD; 3) the scale has a Cronbach's Alpha coefficient of 0.953, considered very good 4) the results of the factor analysis allowed to extract three factors that allow explaining 68.93% of the total variance of the questionnaire. This study allows analyzing the knowledge of Psychomotricists about ASD, highlighting and intensifying the importance of Psychomotor Intervention with children with ASD, thus enhancing a more informed intervention.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74229
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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