Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74277

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLopes, Gilpor
dc.contributor.advisorOliveira, Filipe Manuel Diaspor
dc.contributor.authorMoreira, Pedro Miguel Diaspor
dc.date.accessioned2021-10-07T08:14:20Z-
dc.date.available2023-01-01T07:00:24Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/74277-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadorespor
dc.description.abstractDesde a revolução industrial do século XVIII que a rentabilidade depende, em grande parte, do volume de matéria produzido, que permite às empresas baixar preços e ser competitivas. Um equipamento vastamente utilizado na indústria mundial para movimentação de cargas, que atuam como agentes importantes numa linha de produção convencional, são as pontes rolantes e seus homólogos (pórticos, etc). Visto que o transporte de materiais é uma operação diária e não rentável, todo o tempo desperdiçado com esta tarefa é algo a evitar. Esta dissertação de mestrado é direcionada à agilização de processos e modernização destas máquinas. As principais áreas de interesse passam pela interatividade entre a máquina e o utilizador, a soma de cargas entre múltiplos diferenciais e a integração de inversores de frequência. Inerente a estes pontos espera-se um aumento da fiabilidade da máquina e alerta para a responsabilidade que o movimento de grandes materiais implica. Este projeto realizou-se na empresa Norcranes - Equipamentos, Lda [1], fabricante nacional de pontes rolantes, sediada no concelho da Trofa.por
dc.description.abstractSince the industrial revolution that took place in the 18th century profit relies significantly on the amount of matter produced which allows companies to low their prices and get competitive. A widely used equipment in world’s industry to load transportation, that plays as a key element on a traditional production line, are cranes and its counterparts (gantries, etc). Since material transportation is a daily task and a non-profitable one, every second spent doing it is something to avoid. This master’s thesis is oriented to the processes streamlining and cranes renewal. The main fields of interest are the Human-Machine interactivity, load sum between multiple hoists and variable frequency drives integration. Inherent to those topics, it’s expected to increase machine reliability and alert about the responsabilty that movement of big dimensions materials involves. This project was developed in Norcranes - Equipamentos, Lda, national manufacturer of cranes, headquartered in Trofa.eng
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectCélula de carga resistivapor
dc.subjectComando rádiopor
dc.subjectInversor de frequênciapor
dc.subjectPLCpor
dc.subjectPonte rolantepor
dc.subjectResistive load celleng
dc.subjectRemote controleng
dc.subjectVariable frequency driveeng
dc.subjectCraneeng
dc.titleSistema de controlo e gestão em equipamentos de elevaçãopor
dc.title.alternativeControl and management system for lifting equipmentseng
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202722082por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DEI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pedro Miguel Dias Moreira.pdfDissertação de Mestrado12,39 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID