Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/74311

TitleO comprometimento acadêmico no contexto da pandemia da COVID-19 em estudantes brasileiros do ensino superior
Other titlesAcademic commitment in the context of the COVID-19 pandemic in Brazilian higher education students
Author(s)Osti, Andreia
Pontes Júnior, José Airton de Freitas
Almeida, Leandro S.
KeywordsEnsino superior
Pandemia
Ensino remoto
Engajamento
Satisfação
Higher education
Pandemic
Remote teaching
Engagement
Satisfaction
COVID-19
Issue dateJul-2021
PublisherUniversidade Feevale
JournalPrâksis
CitationOsti, A., de Freitas Pontes Júnior, J.A., & Almeida, L.S. (2021). O comprometimento acadêmico no contexto da pandemia da Covid-19 em estudantes brasileiros do Eensino Superior. Revista Prâksis, 3, 275-292.
Abstract(s)O presente artigo buscou compreender em qual grau o atual cenário de pandemia afetou o envolvimento nas atividades de aprendizagem por parte dos estudantes do ensino superior, devido às alterações nas formas de contato entre estudantes e docentes no contexto acadêmico, e, também, a opção generalizada pelo ensino remoto nas atividades letivas. Participaram do estudo 1.452 estudantes universitários brasileiros, matriculados entre o primeiro e último ano, frequentando cursos das três grandes áreas da CAPES: Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências da Vida e Ciências Humanas. O questionário incluía questões fechadas e abertas, sendo aplicado de modo on-line, tendo como objetivo identificar como o cenário de pandemia comprometeu o engajamento dos estudantes nas atividades de aprendizagem. Especificamente, buscou-se identificar como os estudantes organizam os seus estudos, as horas semanais que dedicam à aprendizagem e os sentimentos vivenciados nesse contexto pandêmico. Espera-se, com essa pesquisa, conhecer as vivências acadêmicas dos estudantes neste novo ambiente educacional, seus níveis de satisfação e engajamento, auxiliando no planejamento de ações e serviços de atendimento aos estudantes dentro da nova realidade de distanciamento social e de ensino a distância imposto pela pandemia.
The present article sought to understand to what degree the current pandemic scenario has affected the involvement in learning activities by higher education students because of changes in the ways of contact between students and teachers in the academic context and also because of the general migration to remote learning. The research surveyed 1,452 Brazilian university students, enrolled between the first and last year, taking courses in the three major areas of CAPES: Exact and Technological Sciences, Life Sciences, and Human Sciences participated in the study. The questionnaire included open and closed questions applied online, aiming to identify how the pandemic scenario has affected the students' engagement in learning activities. Specifically, we sought to identify how students organize their studies, the weekly hours they dedicate to learning and the feelings experienced in this pandemic context. It is expected, with this research, to analyze the academic experiences of students in this new educational environment, their levels of satisfaction and engagement, assisting in the planning of actions and services for students within the new reality of social distance and distance learning imposed by the pandemic.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74311
DOI10.25112/rpr.v3.2676
ISSN1807-1112
e-ISSN2448-1939
Publisher versionhttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2676
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2676-Texto do artigo-8196-1-10-20210901.pdf145,34 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID