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https://hdl.handle.net/1822/74556
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Cunha, Juliana Silva | por |
dc.contributor.author | Dionísio, Maria de Lourdes | por |
dc.date.accessioned | 2021-10-28T15:34:48Z | - |
dc.date.available | 2021-10-28T15:34:48Z | - |
dc.date.issued | 2018-07 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/74556 | - |
dc.description | Apresentação efetuada no VII SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, em Braga, 2018 | por |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas, variadíssimas conceptualizações de literacia têm sido usadas para justificar as diversas reformas operadas nos sistemas educativos. A mais proeminente entende a literacia como um conjunto de ‘skills’ descontextualizados, enfatizando a sua relação direta/intrínseca com o progresso socioeconómico das comunidades. Segundo a ‘Actor-Network Theory’ (Latour, 2005), trata-se de uma ‘black-box’ (pressuposto), transformada numa verdade universal, cujos ‘spokesperson’ – UNESCO, OCDE e UE – usam os resultados considerados ‘problemáticos’ do PIRLS, PISA e PIAAC como ‘ponto de passagem obrigatório’, no ‘processo de tradução’ de levar os países a tomarem medidas, visando a elevação dos ‘níveis’ de literacia das populações e, consequentemente, o crescimento socioeconómico. Em Portugal, por exemplo, desde 2000, várias iniciativas têm sido desenvolvidas, tais como o Plano Nacional de Leitura (PNL), com as finalidades de promover a literacia entre a população escolar e melhorar a posição do país nos ‘rankings’ das avaliações internacionais. O presente texto visa, em primeiro lugar, descrever 137 exemplos de programas, projetos, medidas políticas de literacia de Portugal, Espanha, Grécia, Roménia e Irlanda, quanto a objetivos, atores, contextos, atividades e recursos. Através da análise de conteúdo dos documentos recolhidos para cada iniciativa, identificam-se as semelhanças e diferenças e as abordagens de literacia a elas subjacentes. Num segundo momento, focando especialmente o PNL, discute-se a forma como esta iniciativa tem sido recebida e ‘recontextualizada’, ao nível do currículo e das escolas. Procedendo à meta-análise de estudos acerca do PNL e de entrevistas a professores e bibliotecários apresentam-se alguns indicadores do seu impacto no sistema educativo português, bem como os significados atribuídos à literacia nestes contextos. Em última instância, pretende-se explorar se os discursos escolares dominantes sobre a literacia, tradicionalmente sustentados pela visão autónoma (Street, 2005) ou ‘skill-focused’ (Hannon, 2000), estão ou não a ser desafiados por abordagens socioculturais que consideram fatores contextuais e a diversidade de práticas. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.relation | SFRH/BD/115889/2016 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Literacia | por |
dc.subject | Promoção | por |
dc.subject | Europa | por |
dc.subject | Iniciativas políticas | por |
dc.title | A promoção da literacia na Europa: iniciativas políticas e suas implicações no plano educativo português | por |
dc.type | oralPresentation | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | VII SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa | por |
oaire.version | AM | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Comunicações em eventos científicos internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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