Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75387

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGutiérrez-Domínguez, Francisco-Javierpor
dc.contributor.advisorSoares, Ana Paulapor
dc.contributor.authorSantos, Maria da Silvapor
dc.date.accessioned2022-01-11T13:52:38Z-
dc.date.available2022-01-11T13:52:38Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/75387-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractA capacidade para identificarmos palavras na cadeia acústica contínua da fala é uma das tarefas iniciais com que nos deparamos quando aprendemos uma língua. Acredita-se que processos associados à extração das regularidades estatísticas presentes nesse input, em particular a probabilidade de um segmento se seguir a outro, são fundamentais à identificação de palavras. Contudo, evidência acerca de como essa identificação é afetada pelas probabilidades transacionais (PT) dos estímulos do input e pelas condições em que estes são apresentados é escassa. Neste trabalho, recorremos ao paradigma de aprendizagem estatística (AE) apresentado sob condições implícitas e explícitas de aprendizagem para testarmos diferenças comportamentais e neurais na discriminação de “palavras” vs. distratores numa tarefa de escolha forçada entre duas alternativas (2-AFC). Nesta tarefa, oito “palavras”, quatro com PT alta (1.0) e as restantes com PT baixa (.50), foram apresentadas na fase de familiarização de cada tarefa e emparelhadas exaustivamente com oito distratores (PT = 0). Os resultados comportamentais e eletrofisiológicos obtidos mostraram que, embora houvesse evidência comportamental de aprendizagem estatística para os dois tipos de “palavras” nas duas condições de aprendizagem, efeitos do tipo de “palavras” e das condições em que estas foram apresentadas verificaram-se apenas nos dados eletrofisiológicos.por
dc.description.abstractThe ability to identify words in the continuous chain of speech is one of the first tasks we face when learning a language. It is believed that processes associated with the extraction of statistical regularities present in this input, in particular the probability of one segment following another, are fundamental to word identification. However, evidence on how this identification is affected by the transactional probabilities (TP) of the input’s stimuli and the conditions under which these are presented is scarce. In this study, we used the statistical learning (SL) paradigm presented under implicit and explicit learning conditions to test behavioral and neural differences in the discrimination of “words” vs. distractors in a two alternative forced choice task (2-AFC). In this task, eight “words”, four with high TP (1.0) and the remainder with low TP (.50), were presented in the familiarization phase of each task and exhaustively paired with eight distractors (PT = 0). The behavioral and electrophysiological data showed that, although there was behavioral evidence of statistical learning for the two types of "words" in the two learning conditions, effects of the type of “words” and the conditions in which they were presented were only shown in the electrophysiological data.por
dc.description.sponsorshipEste estudo integra-se no projeto “Correlatos neurodesenvolvimentais dos mecanismos implícitosexplícitos de aprendizagem em crianças com Perturbação Específica de Linguagem: Evidência com potenciais evocados cerebrais” (POCI-01-0145-FEDER-028212) financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através de fundos nacionais, e co-financiado pelo FEDER, através do COMPETE2020, no âmbito do acordo Portugal 2020.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subject2-AFCpor
dc.subjectAprendizagem estatísticapor
dc.subjectAprendizagem explícitapor
dc.subjectAprendizagem implícitapor
dc.subjectProbabilidade transacionalpor
dc.subjectExplicit learningpor
dc.subjectImplicit learningpor
dc.subjectStatistical learningpor
dc.subjectTransitional probabilitypor
dc.titleMecanismos de aprendizagem estatística de “Palavras” com probabilidade transacional alta e baixa em condições implícitas e explícitas: evidência comportamental e eletrofisiológicapor
dc.title.alternativeStatistical learning mechanisms for “Words” with high and low transactional probability in implicit and explicit conditions: behavioral and electrophysiological evidencepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202748588por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação+-+Maria+Santos.pdf688,69 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID