Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75668

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSolé, Glóriapor
dc.date.accessioned2022-01-25T16:06:07Z-
dc.date.available2022-01-25T16:06:07Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSolé, M. G. P. S. (2018). Potencialidades didáticas do uso de lendas no ensino da história: um estudo com alunos portugueses do 2.º ano do ensino básico. Diálogos, 22(2), 184-201. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/41279por
dc.identifier.issn1415-9945por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/75668-
dc.description.abstractEste artigo tem como propósito apresentar um estudo sobre o uso de narrativas (lendas) no ensino de História, procurando destacar as potencialidades deste recurso pedagógico no processo de construção do conhecimento histórico e averiguar como este recurso potencia o desenvolvimento do pensamento histórico em alunos portugueses do 2.º ano de escolaridade (6-7 anos). As narrativas (lendas) produzidas pelos alunos foram submetidas a uma análise de conteúdo indutiva e categorizadas por níveis de progressão de ideias. Os resultados demonstraram que este tipo de recurso pode influenciar a estruturação do pensamento histórico dos alunos, bem como potenciar a sua imaginação.por
dc.description.abstractThis article aims to present a study on the use of narratives (legends) in the teaching of History, seeking to highlight the potential of this pedagogical resource in the process of construction of historical knowledge and to investigate how this resource enhances the development of historical thinking in Portuguese students of 2nd year of schooling (6 - 7 years). The narratives (legends) produced by the students were subjected to an analysis of inductive content and categorized by levels of progression of ideas. The results showed that this type of resource can influence the structuring of students' historical thinking, as well as enhance their imagination.por
dc.description.abstractEste artículo tiene como objetivo presentar un estudio sobre el uso de narrativas (leyndas ) en la enseñanza de la historia, tratando de poner de relieve el potencial de este recurso educativo en el proceso de construcción del conocimiento histórico y descubrir cómo este recurso mejora el desarrollo del pensamiento histórico en los estudiantes portugueses 2º año de escolaridad (6 - 7 años). Las narraciones (leyendas) producidas por los alumnos fueron sometidas a un análisis de contenido inductivo y categorizadas por niveles de progresión de ideas. Los resultados demostraron que este tipo de recurso puede influir en la estructuración del pensamiento histórico de los alumnos, así como potenciar su imaginación.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES - PT.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá (UEM)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F01661%2F2013/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F1661%2F2016/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação Históricapor
dc.subjectNarrativaspor
dc.subjectFicção Históricapor
dc.subjectLendaspor
dc.subjectPensamento Históricopor
dc.subjectHistorical Fictionpor
dc.subjectHistorical thinkingpor
dc.subjectHistory Educationpor
dc.subjectLegendspor
dc.subjectNarrativespor
dc.titlePotencialidades didáticas do uso de lendas no ensino da história: um estudo com alunos portugueses do 2.º ano do ensino básicopor
dc.title.alternativeDidactical potential of the use of legends to teaching history: a study with 2th grade Portuguese studentspor
dc.title.alternativeLas potencialidades didácticas del uso de las leyndas em la education historica: un estudio com los estudiantes portugueses de segundo año de la escuela primariapor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/41279por
oaire.citationStartPage184por
oaire.citationEndPage201por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationVolume22por
dc.identifier.eissn2177-2940por
dc.identifier.doi10.4025/dialogos.v22i2.41279por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalDiálogospor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
41279-Texto do artigo-751375149273-1-10-20180926.pdf620,36 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID