Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75926

TítuloPerspectivas curriculares sobre o ensino da música em Portugal. Interpretando o palimpsesto
Autor(es)Vieira, Maria Helena
Palavras-chavePedagogia musical
Usos e funções da música
Políticas de ensino da música
Currículo artístico
Metas da educação musical
Objectivos do ensino da música
Data2018
EditoraSociedade Musical de Guimarães
Universidade do Minho
CitaçãoVieira, M. H. (2018). Perspectivas curriculares sobre o ensino da música em Portugal. Interpretando o palimpsesto. In Vieira, M. H. & Cachada, A. (Orgs). Pensar a Música III (pp. 61-72). Guimarães: Sociedade Musical de Guimarães e Universidade do Minho
Resumo(s)À luz da peça de teatro "A lição" de Eugène Ionesco (1950), e convocando a perspectiva simultâneamente cómica e trágica da relação pedagógica, este capítulo visa alertar para as falsas seguranças tradicionalmente associadas ao panorama curricular do ensino da música historicamente instituído e sedimentado. Convida-se o leitor a olhar esse património político pedagógico como cristalizador de relações de poder e como matéria processual passível de reflexão crítica (como a sua própria plasticidade histórica comprova), bem como de readequação sociológica e de aggiornamento.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75926
ISBN978-989-98539-3-5
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vieira_2018_ Perspectivas curriculares_ Palimpsesto.pdf7,18 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID