Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76060

TítuloA relação entre qualidade e inovação nas empresas
Outro(s) título(s)The relationship between quality and innovation in companies
Autor(es)Heringer, Raíssa
Orientador(es)Sampaio, Paulo
Palavras-chaveCultura organizacional
Gestão da qualidade total
Inovação
Modelagem de equações estruturais
Qualidade
Innovation
Organizational culture
Quality
Structural equation modeling
Total quality management
Data2021
Resumo(s)O ambiente organizacional atual caracteriza-se como sendo altamente competitivo e instável. Portanto, existe uma necessidade imperativa de rápida adaptação e resposta das organizações a estas variáveis, em termos da sua permanência e posicionamento no mercado. Neste cenário a gestão da qualidade tornou-se um tópico de extrema importância nas organizações e muitas empresas passaram a adotar a filosofia de gestão denominada por Gestão da Qualidade Total ou Total Quality Management (TQM). Entretanto, a inovação é também considerada outro fator crítico para o sucesso, visto ser um aspeto estratégico com capacidade de promover a diferenciação organizacional e vantagens competitivas. O presente estudo visa analisar a relação entre os tópicos qualidade e inovação, de maneira a perceber se a gestão da qualidade propicia a capacidade de inovação nas empresas e com isso, estimula a geração de inovações. Para tal, foi realizada a atualização de um modelo conceptual sobre o assunto (Sofi, 2019) e, através da revisão da literatura, cinco hipóteses foram formuladas. Posteriormente, um inquérito estruturado (de acordo com a escala Likert 1- 5) foi criado e difundido, tendo-se obtido 257 respostas provenientes de 44 países. Os dados foram analisados através de estatísticas descritivas e da técnica de Modelagem de Equações Estruturais ou Structural Equation Modeling (SEM). Após a análise do modelo estrutural gerado, foram aceites três hipóteses e rejeitadas duas. Concluiu-se que a relação entre a qualidade e a inovação é positiva, sendo que a gestão da qualidade (através do TQM, neste caso) propicia uma cultura onde estão presentes os fatores da capacidade de inovação, o que gera condições para que o processo de inovação ocorra. Existe, entretanto, um caminho demonstrado pelo modelo: os princípios da qualidade influenciam as práticas adotadas e essas práticas, por sua vez, contribuem para o desenvolvimento de uma cultura da qualidade que propicia a existência da capacidade de inovação dentro das organizações, a qual suporta o processo promotor de inovações. Foi possível, também, concluir que tanto aspetos tangíveis como intangíveis influenciam fortemente as práticas e princípios do TQM, devendo, portanto, ser implementados de maneira conjunta para eficácia do programa de qualidade. A principal limitação deste estudo foi o tempo, que permitiria a realização de estudos de caso, permitindo a comparação dos resultados teóricos com os encontrados em situações reais.
The current organizational environment is highly competitive and unstable. Therefore, there is an imperative need for rapid adaptation and response by organizations to these variables, in terms of their permanence and positioning in the market. In this scenario, quality management has become an extremely important topic and many companies have adopted the management philosophy called Total Quality Management (TQM). However, innovation is also considered another critical factor for success, as it is a strategic aspect capable of promoting organizational differentiation and competitive advantages. This study aims to analyse the relationship between the subjects quality and innovation, to understand if quality management provides innovation capacity in companies and, with that, fosters the creation of innovations. To this end, a conceptual model on the subject was updated (Sofi, 2019) and, through the literature review, five hypotheses were formulated. Subsequently, a structured survey (according to the Likert scale 1- 5) was disseminated, obtaining 257 responses from 44 countries. The data set was analysed using descriptive statistics and the Structural Equation Modeling (SEM) technique. After analysing the generated structural model, three hypotheses were accepted and two were rejected. It was concluded that the relationship between quality and innovation is positive, and quality management (through TQM, in this case) provides a culture where the factors of innovation capacity are present, which creates conditions for the innovation process to occur. There is, however, a path demonstrated by the model: the principles of quality influence the practices adopted by the company’s and these practices, in turn, help to develop a quality culture that provides innovation capacity within organizations, which supports the innovation-promoting process. It was also possible to conclude that both tangible and intangible aspects strongly influence practices and principles of TQM and should therefore be implemented together for the effectiveness of the quality program. The main limitation of this study was the time, which would allow the conduct of case studies, permitting the comparison of theoretical results with those found in real situations.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão da Qualidade
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76060
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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