Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76063

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMafra, Paulopor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.contributor.authorLima, Nelsonpor
dc.date.accessioned2022-02-21T09:57:26Z-
dc.date.available2022-02-21T09:57:26Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMafra, P., Carvalho, G.S. &Lima, N. (2021). Modelo de acesso às ideias prévias das crianças acerca dos microrganismos. In: F.J. Garrigós-Simón, S.E. Miguel, J.O.M. Andrés & Y. Narangajavana (Eds.) INNODOCT/21 - International Conference on Innovation, Documentation and Education. Livro de Atas. Valencia: Universitat Politècnica de València. p. 789-794.por
dc.identifier.isbn978-84-9048-365-7-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/76063-
dc.description.abstractA deteção das conceções alternativas que as crianças trazem para a sala de aula é de crucial importância quando pretendemos intervir no sentido da mudança concetual. Existem várias estratégias para detetar essas ideias prévias, desviadas da realidade e do conhecimento científico, e que podem constituir obstáculos à aprendizagem. O desenho é uma estratégia que se revela muito eficaz pois permite às crianças exteriorizarem os seus modelos mentais de uma forma mais fácil que a expressão escrita. Vários autores têm identificado ideias cientificamente incorretas sobre os microrganismos, não só em crianças nos primeiros anos de escolaridade mas também em ciclos de ensino mais avançados. Assim, os microrganismos são muitas vezes imaginados como animais minúsculos e, em muitos casos, com características antropomorfizadas, com cabeça, expressões faciais e membros. De um modo geral, as crianças consideram os microrganismos como seres vivos minúsculos e tendem a relacioná-los com espécies animais que lhes são familiares e com conotação negativa. Se estas ideias prévias não forem combatidas nos primeiros anos de escolaridade, poderão tornar-se resistentes à mudança e dificultarem mais tarde as aprendizagens de temáticas relacionadas com os benefícios dos microrganismos e a compreensão do seu importante papel nos ecossistemas e na biotecnologia. Neste estudo apresentase uma proposta de modelo de deteção de conceções alternativas acerca dos microrganismos através da utilização do desenho. Analisaram-se desenhos de 187 crianças que finalizaram o 1.º Ciclo do Ensino Básico e, através de uma categorização a posteriori, surgiu um modelo centrado nas categorias “forma” (real, antropomórfica, animal, outras) e "conotação” (positiva, negativa, sem conotação). Assim, obtivemos um modelo de análise que pode servir de ferramenta de elevada importância, contribuindo para o conhecimento do professor acerca das ideias prévias dos alunos aquando da lecionação de conteúdos relacionados e que lhe permita avançar, de forma eficaz, com estratégias promotoras da mudança concetual.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com as referências e UIDP/00317/2020.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversitat Politècnica de Valènciapor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00317%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectModelos Concetuaispor
dc.subjectEducação em Ciênciaspor
dc.subjectEnsino Básicopor
dc.titleModelo de acesso às ideias prévias das crianças acerca dos microrganismospor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://ocs.editorial.upv.es/index.php/INNODOCT/INN2021/paper/viewFile/14026/6534por
oaire.citationStartPage789por
oaire.citationEndPage794por
oaire.citationConferencePlaceValencia, Spainpor
dc.identifier.doi10.4995/INN2021.2021.14026por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationINNODOCT/21 - International Conference on Innovation, Documentation and Educationpor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
INNODOCT-2021_ModeloMicrob.pdf2,76 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID