Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76108

TítuloPerfis de responsabilidade social nas estratégias de divulgação empresarial
Autor(es)Ferreira, Inês Gomes
Orientador(es)Marques, Ana Paula
Palavras-chaveCultura organizacional
Ética
Observação
Perfis
Responsabilidade social empresarial
Valores
Website
Organizational Culture
Ethics
Observation
Profiles
Corporate social responsibility,
Values
Data2020
Resumo(s)As pequenas, médias e grandes empresas (PME) preocupam-se, cada vez mais, com a partilha de mensagens socialmente responsáveis com as comunidades: preocupação com o ambiente, melhoria das condições de trabalho ou ações de solidariedade em diversos campos. Estas ações começam a ser constantes e quase uma obrigação, influenciando diretamente a competição entre as empresas e as políticas organizacionais. Esta “mini revolução” no seio empresarial interpela-nos no sentido de formular a seguinte questão de partida: estarão estas empresas a praticar ações socialmente responsáveis de forma a corresponder aos seus valores, interesses, em conformidade com a sua cultura organizacional, ou estarão a projetar uma estratégia de divulgação orientada para mudança quanto à sua responsabilidade e papel na relação com as comunidades envolventes? Pode definir-se qual o tipo de perfil de responsabilidade social empresarial de cada organização? Assim, discutem-se os quadros teóricos sobre a responsabilidade social empresarial, procurando também perceber se estas ações estão associadas a valores e ética das organizações, compreender como e o que é divulgado nos websites das empresas, criando “perfis” de responsabilidade social empresarial analisando-se a visão e a posição destas organizações neste domínio. Tendo por base uma metodologia qualitativa e interpretativa, usa-se a técnica de pesquisa bibliográfica, combinada com a observação de websites das empresas escolhidas para a análise, com recurso a uma grelha construída para o efeito. Serão realizadas entrevistas semi-estruturadas, com uma análise de conteúdo pormenorizada, a três informantes privilegiados relacionados com empresas com relevância e com um papel dentro da RSE. Da análise e discussão dos resultados, foi-nos possível chegar a três principais perfis de divulgação da RSE: o perfil económico-legal onde é verificada a primazia do negócio, com foco nos produtos e serviços a que a empresa se dedica, cumprindo o mínimo legal; o perfil ético-filantrópico onde a divulgação da RSE passa por uma visão estratégica, focada no ganho de reputação e consumidores; e o perfil socio-participativo onde é salientado o carácter voluntário do leque das ações divulgadas, pressupondo o retorno para a sociedade.
Small, medium and large companies are increasingly concerned with sharing socially responsible messages with communities: concern for the environment, improvement of working conditions or solidarity actions in various fields. These actions begin to be constant and almost an obligation, directly influencing the competition between companies and organizational policies. This "mini revolution" in the business environment challenges us to formulate the following starting point: are these companies practicing socially responsible actions in order to correspond to their values, interests, in accordance with their organizational culture, or are they designing a disclosure strategy oriented to change as to their responsibility and role in the relationship with the surrounding communities? Can the type of corporate social responsibility profile of each organization be defined? Thus, the theoretical frameworks on corporate social responsibility are discussed, also trying to understand if these actions are associated with values and ethics of the organizations, understand how and what is disclosed on the websites of the companies, creating "profiles" of corporate social responsibility analyzing the vision and position of these organizations in this field. Based on a qualitative and interpretative methodology, the bibliographic research technique is used, combined with the observation of websites of the companies chosen for the analysis, using a grid built for this purpose. Semi-structured interviews will be conducted, with a detailed content analysis, to three privileged informants related to companies with relevance and a role within CSR. From the analysis and discussion of the results, we were able to reach three main profiles of CSR dissemination: the economic-legal profile where the primacy of the business is verified, focusing on the products and services to which the company is dedicated, fulfilling the legal minimum; the ethical-philanthropic profile where the dissemination of CSR passes through a strategic vision, focused on gaining reputation and consumers; and the socio-participative profile where the voluntary character of the range of actions disclosed is highlighted, assuming the return to society.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Sociologia das Organizações e do Trabalho
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76108
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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