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dc.contributor.advisorCarvalho, Anapor
dc.contributor.authorRezazadeh, Arashpor
dc.date.accessioned2022-02-22T17:27:18Z-
dc.date.available2022-02-22T17:27:18Z-
dc.date.issued2020-02-04-
dc.date.submitted2020-03-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/76143-
dc.descriptionTese de doutoramento em Ciências da Administraçãopor
dc.description.abstractBusiness model innovation (BMI) has increasingly attracted attention by proposing the business model (BM) as a new unit of analysis in the study of innovation. However, there still appears to be a lack of consensus on the definition, dimensionalisation, and enabling capabilities of BMI. This thesis thereby aims to clarify the concept, identify the potential enabling capabilities, and investigate how the selected capabilities enable the firm to renew its BM. To these purposes, we present three essays where we first identify a set of interdependent value-based BMI elements, namely value creation, value proposition, value delivery, value capture, and value network innovation. In our second essay, undertaking a qualitative research and using the data gathered from 11 interviews with CEOs/Co-CEOs of well-established Portuguese textile and clothing (T&C) companies, we arrive at seven capabilities that enable the firm to renew its BM, viz. operational agility, product development, marketing, corporate foresight, organisational learning, R&D, and networking. Finally, in a third essay, we present the results of a multiple case study research that investigates how agility and BM ambidexterity enable BMI. Data analysis of 22 interviews with CEOs, Co-CEOs, and senior managers of three Portuguese T&C companies, coupled with the results of our literature review, led us to propose a circular self-reinforcing model where agility is identified as having an enabling effect on BMI, which in turn leads to BM ambidexterity. BM ambidexterity further promotes the development of agility, thereby further capacitating BMI. Theoretical contributions, managerial implications, research limitations, and future research ideas are discussed in each essay.por
dc.description.abstractO conceito do ‘Inovação do Modelo de Negócio’ (IMN) tem atraído cada vez maior atenção ao propor o ‘modelo de negócio' como uma nova unidade de análise quando na investigação da inovação. No entanto, parece que ainda não há um consenso sobre a definição, dimensionalização e variáveis capacitadoras da IMN. Esta tese visa, assim, a clarificar o conceito, identificar potenciais variáveis capacitadoras e investigar como é que as capacidades selecionadas ajudam as empresas a renovar os seus modelos de negócio. Para este efeito, apresentamos três ensaios. No primeiro ensaio, identificamos um conjunto de elementos interdependentes baseados no valor da IMN, a saber a Criação de Valor, a Proposição de Valor, a Entrega de Valor, a Captura de Valor e Rede de Valor. No segundo ensaio, realizando uma pesquisa qualitativa e utilizando 11 entrevistas presenciais com CEOs de empresas portuguesas do sector têxtil e do vestuário, encontramos sete capacidades que capacitam as empresas para renovar os seus modelos de negócio, nomeadamente a Agilidade Operacional, o Desenvolvimento de Produtos, o Marketing, a Visão Corporativa, a Aprendizagem Organizacional, a Pesquisa e Desenvolvimento e o Desenvolvimento de Rede. No terceiro ensaio, apresentamos os resultados da um estudo de caso múltiplo que investiga como a Agilidade e ‘Ambidestreza do Modelo de Negócio’ capacitam a IMN. A análise dos dados recolhidos através 22 entrevistas presenciais com CEOs e diretores séniores de três empresas portuguesas do sector têxtil e do vestuário, conjugado com os resultados da nossa análise da literatura, leva-nos a propor um modelo circular e auto-alimentado que indica que a Agilidade capacita a IMN e a IMN capacita a ‘Ambidestreza do Modelo de Negócio’. A ‘Ambidestreza do Modelo de Negócio’ promove ainda maior Agilidade, capacitando ainda mais a IMN. Por fim, apresentamos os contributos teóricos, implicações práticas, limitações da pesquisa e diretrizes para investigação futura.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectAgilitypor
dc.subjectBM Ambidexteritypor
dc.subjectBusiness Modelpor
dc.subjectBusiness Model Innovationpor
dc.subjectPortuguese Textile and Clothing Industrypor
dc.subjectAgilidadepor
dc.subjectAmbidestreza do Modelo de Negóciopor
dc.subjectIndústria Têxtil e do Vestuário Portuguesapor
dc.subjectInovação do Modelo de Negócio; Modelo de Negóciopor
dc.titleThe enabling capabilities of Business Model Innovation: Empirical evidence from the Portuguese Textile and Clothing Industrypor
dc.title.alternativeVariáveis Capacitadoras da Inovação do Modelo de Negócio: Evidências Empíricas á Indústria Têxtil e do Vestuário Portuguesapor
dc.typedoctoralThesiseng
dc.identifier.tid101523025por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
EEG - Teses de Doutoramento

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