Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76229

TítuloPicture, performance and politics: Augusta Webster (1837-1894) e a nova representação da mulher e do feminino na poesia vitoriana tardia
Outro(s) título(s)Picture, performance and politics: Augusta Webster (1837-1894) and the new representation of woman and the feminine in late Victorian poetry
Autor(es)Ewerton, Jane Maria Bastos
Orientador(es)Guimarães, Paula Alexandra
Palavras-chaveAtivismo político-social
Mulher vitoriana
Poesia websteriana
Representação do feminino
Political social activism
Representation of the feminine
Victorian woman
Websterian poetry
Data25-Fev-2022
Resumo(s)As questões de género e o papel da mulher, temas subjacentes a este trabalho, têm mobilizado diferentes artes e áreas de estudo, sendo que a arte literária é uma delas. Inserida no âmbito das Ciências da Literatura, esta tese de doutoramento tem como propósito mais específico estudar o percurso político literário e a obra poética da escritora vitoriana tardia Julia Augusta Webster (1837-1894), no contexto mais alargado da cultura da Inglaterra oitocentista. A pesquisa bibliográfica e a análise textual são os métodos utilizados para o desenvolvimento deste trabalho, cujo propósito é explorar a abordagem crítica da política de género que é feita por Webster e a representação detalhada da mulher e do feminino que ela faz na sua poesia (1860-1890). Os resultados desta investigação sobre Webster revelam, em primeiro lugar, a sua extraordinária capacidade de conciliar família, escrita e ativismo social, e, em segundo lugar, o seu valioso contributo no âmbito literário, cuja obra se distingue pelo uso inovador que faz da ironia e do realismo e pela sua profunda capacidade de análise psicológica das falantes que vai retratando. Como o título deste trabalho sugere (Picture, Performance and Politics), e é depois defendido no corpo do mesmo através dos respetivos conceitos operacionais, os seus muitos ‘retratos’ são sobretudo de carácter pictórico, dramático e político. Esta sua obra original é também confrontada com a dos demais poetas do período, incluindo Tennyson, os Browning, os Rossetti, e ainda Mathilde Blind ou Amy Levy, para evidenciar os aspetos em comum entre os mesmos, mas sobretudo os traços distintivos que a caracterizam. Demonstra-se ainda que através das suas traduções, ensaios, revisões literárias e produção poética, Webster procurou combater a ideologia patriarcal vigente, influenciando, assim, uma mudança de comportamento nas mulheres e inspirando novos escritores. Nos seus poemas mais memoráveis, não só criou personagens contemporâneas como Eulalie e Agnes, as quais representam - de forma pouco convencional - distintos tipos da mulher vitoriana, mas também recriou personagens mitológicas como Medeia e Circe, retirando lhes a conotação negativa tradicional e atribuindo-lhes um papel positivo e atuante, sugerindo ao leitor uma melhor compreensão e valorização do feminino, no âmbito histórico também. A sua obra poética, em particular, expõe um problema de género, onde a própria mulher surge por vezes como a culpada direta pelo seu fracasso, ficando aquém das suas reais potencialidades. Uma realidade que Webster procurou mostrar de forma pedagógica e que, segundo ela, cabia principalmente às mulheres modificar.
The themes underlying this work, gender issues and the role of women, have mobilized different arts and areas of study, with literary art being one of them. Inserted within the scope of the Sciences of Literature, this doctoral thesis has the more specific purpose of studying the political-literary career and the poetic work of the late Victorian writer Julia Augusta Webster (1837-1894), in the broader context of 19th century English culture. Bibliographic research and textual analysis are the methods used for the development of this work, whose purpose is to explore Webster's critical approach to gender politics and the detailed representation of women and the feminine that she makes in her poetry (1860 -1890). The results of this research on Webster reveal, firstly, her extraordinary ability to reconcile family, her writing and social activism, and, secondly, her invaluable contribution in the literary sphere, whose work is distinguished by the innovative use it makes of irony and realism, as well as the deep capacity for psychological analysis of the speakers that it portrays. As the title of this work suggests (Picture, Performance and Politics), and it is later centrally argued through its operational concepts, her many ‘portraits’ are mainly of a pictorial, dramatic and political nature. This original work of hers is also confronted with the work of the other poets of the period, including Tennyson, the Brownings, the Rossettis, and also Mathilde Blind or Amy Levy, in order to highlight the aspects in common and, especially, the distinctive features that characterize it. It is also shown that, through her translations, essays, literary reviews and poetic production, Webster sought to combat the prevailing patriarchal ideology, thus influencing a change in behaviour in women and inspiring new writers. In her memorable poems, she created contemporary characters like Eulalie and Agnes, who represent different types of Victorian women, in an unconventional way. But she also recreated mythological characters like Medea and Circe, removing their traditional negative connotation and assigning them a positive and active role, thus suggesting a better understanding and appreciation of the feminine, in the historical scope as well. Her poetic work, in particular, exposes a gender problem, where the woman herself sometimes appears as the direct culprit for her failure, falling short of her real potential. A reality that Webster tried to show in a pedagogical way, and that she believed was mainly up to women to modify.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Literatura (especialidade de Literatura Inglesa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76229
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CEHUM - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jane+Maria+Bastos+Ewerton_TESE.pdf3,49 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID