Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76413

TítuloRecepção de picture books e desenvolvimento de valores na criança: estudo de caso na educação infantil no Rio Grande do Norte
Outro(s) título(s)Reception of picture books and development of values in children: case study in early children's education in Rio Grande do Norte
Autor(es)Enéas, Luzia Ferreira Pereira
Orientador(es)Azevedo, Fernando
Palavras-chaveEducação Infantil
literacia
picture book
valores
Children's education
literacy
picture book
values
Data30-Out-2020
Resumo(s)Esta pesquisa tem por base a análise da recepção da literatura infantil, por meio do formato picture book, por crianças de 3 a 5 anos em duas unidades de ensino infantil de Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil. Procuramos, através de pesquisa participante e realização de entrevistas, analisar a contribuição do método de contação de história e suas dinâmicas no desenvolvimento cognitivo das crianças no que diz respeito aos valores assimilados. Para realizar a análise desenvolvemos uma revisão teórica, tendo como norte conceitos como os de literacia, intertextualidade e semiótica, trabalhando com os autores: Aguiar e Silva (2002), Azevedo; Araújo; Araújo (2014), Bachelard (2009), Balça (2010), Benjamin (2004), Calvino (1990), Colomer (2001), Cortella; Freire (2007), Delors (2012), Duran (2002), Eulate (2000), Fillola (2001), Kristeva (1974), Morin (2000), Noldeman (1988), Paz (1993), Scholes (1989), Venturi (2007) e Zumthor (1993). A nossa perspectiva analítica é conduzida pelas categorias consciência crítica e empoderamento em Freire (FREIRE; SHOR 1986). Analisamos contos de fadas tradicionais e contos infantis brasileiros em consonância com Freire (1983,1997), Roso; Romanini (2014), Azevedo (2006), Watzlawick et al (1993), Azevedo (2009), Tatar (2009), Bettlheim (2015), Nodelman (1999), Bachelard (2009), Colomer (2003), Delors (2012), Calvino (1990), Morin (2006), Todorov (2012) e Estés (2005), entre outros. Concluímos, após analisar os dados coletados, que há um esforço do corpo docente em desenvolver um processo educativo infantil recorrendo à literatura, embora a literacia ainda seja um processo incipiente face à diversidade de problemas encontrados nas duas escolas pesquisadas. Também pudemos perceber que, uma vez otimizado, o uso do formato picture book representa uma estratégia destacada para o desenvolvimento do potencial cognitivo das crianças, especialmente na manifestação de valores.
This research is based on the analysis of the reception of children's literature through the picture book format, by children from 3 to 5 years of age at two kindergartens in Mossoró, Rio Grande do Norte, Brazil. Through participatory research and interviewing, we seek to analyze the contribution of the method of storytelling and its dynamics in the cognitive development of children with respect to the assimilated moral values. To carry out the analysis, we developed a theoretical revision, based on the concepts of literacy, intertextuality and semiotics, working with authors such as Aguiar e Silva (2002), Azevedo; Araújo; Araújo (2014), Bachelard (2009), Balça (2010), Benjamin (2004), Calvino (1990), Colomer (2001), Cortella; Freire (2007), Delors (2012), Duran (2002), Eulate (2000), Fillola (2001), Kristeva (1974), Morin (2000), Noldeman Venturi (2007) and Zumthor (1993). Our analytical perspective is driven by the critical consciousness and empowerment categories of Freire (FREIRE; SHOR, 1986). We analyze traditional fairy tales and Brazilian children's tales in line with Freire (1983,1997), Roso; Romanini (2014), Azevedo (2006), Watzlawick et al (1993), Azevedo (2009), Tatar (2009), Bettlheim (2015), Nodelman (1999), Bachelard (2009), Colomer (2003), Delors (2012), Calvin (1990), Morin (2006), Todorov (2012) and Estés (2005), among others. We conclude, after analyzing the data collected, that there is an effort by the faculty to develop a children's educational process using literature, although literacy is still an incipient process in the face of the diversity of problems found in the two schools surveyed. We also noticed that, once optimized, the use of the picture book format represents a prominent strategy for the development of children's cognitive potential, especially in the manifestation of moral values.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Estudos da Criança (Especialidade em Infância, Cultura e Sociedade)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76413
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Luzia Ferreira Pereira Eneas.pdfTese de Doutoramento4,43 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID