Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76579

TítuloMapeamento de processos na seleção de docentes do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Ceará
Outro(s) título(s)Process mapping in the selection of Faculty of the Accounting Department of the Federal University of Ceará
Autor(es)Carvalho, Célia Araújo de
Orientador(es)Ribeiro, José João Correia Leite
Palavras-chaveMapeamento de processos
Seleção de docentes
Departamento de contabilidade
Process mapping
Selection of teachers
Accounting department
Data2021
Resumo(s)O presente estudo, no âmbito do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos, teve como objetivo geral desenvolver uma estratégia de mapeamento para melhorar o processo de seleção de docentes do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Ceará, Brasil. Essa ação tem como propósito analisar os entraves do processo e assim indicar melhorias para sua otimização. De forma a responder ao objetivo proposto para o estudo, inicialmente foi feita uma contextualização sobre administração pública, abordando sobre seu conceito e classificação, já que o ambiente de estudo, trata-se de uma instituição de ensino superior pública. Nesse contexto, faz-se uma explanação sobre as instituições de ensino superior, que além de ser geradora de conhecimento enfrenta grandes desafios em relação a gestão de recursos humanos em geral. Para atender a proposta do estudo, também foi feita uma abordagem sobre o processo de seleção e mapeamento de processos. Assim, de acordo com os temas abordados, foi aplicado um questionário junto a quatro servidores do departamento de Contabilidade da instituição que trabalham no processo de seleção, em que foi analisado na percepção destes, assim como os pontos que precisam de melhorias, que segundo os participantes, o principal deles é a burocracia. Outro ponto destacado pelos participantes, e evidenciado no mapeamento refere-se ao uso da tecnologia na otimização do processo (BizAgi), haja vista que atualmente, devido a necessidade de manter o isolamento social por conta da pandemia, o processo de seleção on-line vem apresentando grandes vantagens, principalmente em relação aos custos-benefícios. Concluiu-se que o processo seletivo é extenso e burocrático, mas que não existem erros. No entanto, com ajuda dos recursos tecnológicos, o processo pode ficar mais dinâmico, atendendo positivamente as necessidades da instituição, principalmente quando se exige a contratação rápida de um professor.
The present study, within the scope of the Master's Degree in Human Resources Management, had the general objective of developing a mapping strategy to improve the selection process for professors in the Accounting Department at the Federal University of Ceará, Brazil. This action aims to analyze the obstacles in the process and thus indicate improvements for its optimization. In order to respond to the proposed objective for the study, initially a contextualization of public administration was made, addressing its concept and classification, since the study environment is a public higher education institution. In this context, an explanation is made about higher education institutions, which, in addition to being a generator of knowledge, face major challenges in relation to human resource management in general. To meet the study proposal, an approach was also made to the process of process selection and mapping. Thus, according to the topics covered, a questionnaire was applied to four employees of the Accounting department of the institution who work in the selection process, in which it was analyzed in their perception, as well as the points that need improvement, which according to the participants, the main one is bureaucracy. Another point highlighted by the participants, and evidenced in the mapping, refers to the use of technology to optimize the process (BizAgi), given that currently, due to the need to maintain social isolation due to the pandemic, the online selection process has been showing great advantages, especially in relation to cost-benefits. It was concluded that the selection process is extensive and bureaucratic, but that there are no errors. However, with the help of technological resources, the process can become more dynamic, responding positively to the institution's needs, especially when it requires the quick hiring of a professor.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76579
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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