Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76593

TítuloA situacionalidade docente em TIC e o TPACK: um estudo misto com os professores de Educação Básica do estado do Paraná
Outro(s) título(s)Teachers’ situation in ICT and TPACK: a mixed study with teachers of Basic Education of the state of Paraná
Autor(es)Maneira, Simone
Orientador(es)Gomes, Maria João
Palavras-chavePrática pedagógica
Professor
Ressignificação
SDTIC
TPACK
Pedagogical practice
Resignification
Teacher
Data21-Fev-2020
Resumo(s)A tese intitulada “A Situacionalidade Docente em TIC e o TPACK: um estudo misto com os professores de Educaçao Básica do estado do Paraná” apresenta-se ao cenário de investigação como um estudo que visa acompanhar o processo de transição das práticas pedagógicas dos professores de Educação Básica do Estado do Paraná neste início do Século XXI. Para tanto, e como componente constituinte do professor esta tese traz a expressão “Situacionalidade Docente em TIC” (SDTIC) ao cenário das Ciências da Educação. A partir de estudos de Revisões Bibliograficas e Sistemáticas da Literatura, chegamos à definição de SDTIC como um conjunto de fatores que é capaz de influenciar a ação, a reflexão e o compromisso docente com as TIC. Ela foi cunhada tendo como base o pensamento de Freire (1979) e vem trazer representatividade ao significado que o professor estabelece na relação com as tecnologias. Neste sentido, adentramos o cenário do professor pela via contextual, buscando verificar por meio do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK) o como o professor representa a sua relação com as TIC. Para este trabalho buscamos saber qual o nível de autopercepção dos professores das escolas públicas de Educação Básica do estado do Paraná relativamente ao TPACK, almejando encontrar se o mesmo pode ser considerado como um dos fatores de SDTIC. Trata-se de um estudo misto, de tipo explorário, que se materializou através da complementariedade dos dados. Para a fase quantativa utilizamos como instrumento de coleta de dados o questionário adaptado do TPACK, tratado pelos cálculos de medidas de tendência central e desvio padrão. Na fase qualitativa utilizamos a entrevista semiestrutura e recorremos à análise de conteúdo temática fundamentada em Bardin (1977). Como resultados encontramos que o TPACK pode ser considerado um elemento de SDTIC, todavia o estudo empírico nos levou a reestruturação da referida expressão que, por meio da complementariedade dos dados, passa a ser definida como um conjunto de fatores capaz de influenciar a ação, a reflexão e o interesse do professor sobre as TIC. Deste modo podemos dizer que a SDTIC é um conceito capaz de retratar o professor e indicar as particularidades que representam a relação entre sujeitos pedagógicos e objetos tecnológicos.
The thesis entitled "Teachers’ Situation in ICT and TPACK: a mixed study with teachers of Basic Education in the state of Paraná" presents itself to the research scenario as a study that aims to follow the transition process of pedagogical practices, of Basic Education (K6 to K12) teachers of the Paraná State, at the beginning of the 21st Century. In order to do so, and as an integral component of the teacher, this thesis brings the expression "Teachers’ Situation in ICT" (SDTIC) to the educational sciences setting. From studies of Bibliographic and Systematic Reviews of the Literature, we arrive at a definition of SDTIC as a group of factors capable of influencing action, reflexion and commitment with ICT. This expression was coined by Freire's reasoning (1979) and brings representativeness to the meaning that teachers establish in their relationships with technologies. In this sense, we enter the teacher’s scenario through a contextual pathway, in search of understanding, within a Technological and Pedagogical Content Knowledge (TPACK) lens, how teachers represent their relationship with ICT. In this work we aim to know what is the level of self-perception of the teachers of public schools of Basic Education (K6 to K12 levels) of the state of Paraná in relation to TPACK, to unravel if that can be considered as a SDTIC factor. We present an exploratory mixed study, which is materialized through complementarity of the data collected and analysed during the development of this thesis. In the quantitative phase we used a TPACK questionnaire (adapted from Schmidt, Baran, Thompso, Koehler, Mishra & Shin, 2009) as a data collection instrument, with data being analysed through calculations of measures of central tendency and standard deviation. In the qualitative phase we used semi-structured interviews and thematic content analysis, based on Bardin (1977). The results show that TPACK can be considered an element of SDTIC, though the empirical study led us to restructure the SDTIC expression that, through the analysis and complementarity of the data, is now defined as “a set of factors capable of influencing the action, the reflexion and teacher interest in ICT”. We can now state that SDTIC is a concept capable of portraying the teacher and of indicating particularities that represent the relationship between pedagogical subjects and technological objects.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76593
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TD Simone_Maneira.pdf18,57 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID