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TítuloImplementação de tecnologias de gestão de ciclo de vida de produto (PLM) no fabrico: caso prático de uma empresa metalomecânica
Autor(es)Pinto, João Pedro Magalhães
Orientador(es)Mendonca, Joao Pedro
Sousa, Maurício de
Palavras-chaveGestão do ciclo de vida de produto
Abordagem PLM
Elemento genérico
Gestão de informação de produto
Fluxo de informação
Product lifecycle management
PLM approach
Generic element
Product information management
Information flow
Data2021
Resumo(s)Atualmente, as empresas enfrentam uma série de desafios para conseguirem responder aos requisitos do mercado e às exigências sempre crescentes e complexas impostas pelos consumidores. Estas, de modo a permanecerem competitivas, têm de aplicar esforços redobrados no que toca à contínua e constante revisão das suas práticas, com vista a reduzir custos e a aumentar eficiência, enquanto procuram desenvolver e promover inovação que as torne, e aos seus produtos, diferenciadores e uma referência nos mercados. Uma das formas que as empresas têm de atender a estas questões é através da promoção de práticas de gestão informacional mais salutares e pluridisciplinares. Especificamente, a adoção do conceito de Gestão de Ciclo de Vida de Produto, para uma gestão integrada da informação do produto e dos seus procedimentos associados ao mesmo, no decorrer do seu ciclo de vida, tem vindo gradualmente a apresentar-se como uma solução diferenciadora e inovadora. Este tem sido maioritariamente estudado e aplicado em empresas de manufatura discreta, as quais têm usufruído de uma gestão mais adequada da informação que geram, e colhido os resultados positivos da mesma. No entanto, para empresas de construção, este conceito não está muito estudado nem implementado, o que é estranho, uma vez que a quantidade e cariz complexo e multidisciplinar da informação gerada no desenvolvimento de projetos é significativa, o que apresenta ser um fator justificativo para a adoção deste conceito de práticas de gestão informacional. Deste modo, visa-se neste estudo perceber se é possível implementar princípios de uma abordagem PLM numa empresa de fabrico e construção de estruturas metálicas. Para tal, analisou-se o fluxo de informação de um elemento genérico representativo ao longo de uma parte do seu ciclo de vida, para assim aferir a forma como esta é gerida, e se a estrutura da empresa, e dos seus procedimentos, e a dinâmica e lógica dos trabalhos realizados se enquadram numa possível implementação deste conceito.
Today, companies face a series of challenges to be able to respond to market requirements and the ever-increasing and complex demands by consumers. These, in order to remain competitive, must apply redoubled efforts regarding the continuous and constant review of their practices, with a view to reducing costs and increasing efficiency, while seeking to develop and promote innovation that makes them, and their products, stand out from the rest and a reference in the markets. One of the ways that companies have, to address these issues, is through the promotion of healthier and more multidisciplinary information management practices. Specifically, the adoption of the PLM concept, for an integrated management of product information and its associated procedures, throughout its life cycle, has gradually come to be a differentiating and innovative solution. This has been mostly studied and applied in discrete manufacturing companies, which have benefited from a more adequate management of the information they generate and reaped the positive results of it. However, for construction companies, this concept has not been given much study nor application efforts, which is strange, since the amount of complex and multidisciplinary information that is generated in the development of projects is significant, which is a justifying factor for the adoption of this concept of information management practices. Thus, the aim of this study is to understand if it is possible to implement principles of a PLM approach in a steel structure manufacturing and construction company. To this end, the information flow of a representative generic element was analyzed, throughout a part of its life cycle, to assess how it is managed, and whether the company's structure, its procedures, and the dynamics and logic of the work carried out fit into a possible implementation of this concept.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Mecânica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76699
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DEM - Dissertações de Mestrado / MSc Thesis

Ficheiros deste registo:
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Joao Pedro Magalhaes Pinto.pdf
  Até 2025-01-01
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