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https://hdl.handle.net/1822/76701
Título: | O design emocional e a relação designer - artesão: o caso do bordado de Tibaldinho |
Autor(es): | Lobão, Inês Cristiana Marques |
Orientador(es): | Cunha, Joana |
Palavras-chave: | Tradição Artesanato Design de moda Design emocional Bordado de Tibaldinho Tradition Handicraft Fashion design Emotional design Embroidery of Tibaldinho |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | Num universo, onde a tradição está cada vez mais a ter menos destaque nas gerações
mais novas que constituem a população portuguesa, há uma necessidade de não deixar morrer a
informação sobre as artes tradicionais portuguesas. Torna-se assim importante criar documentos
digitais que deixem documentadas tais artes e que as relacionem com questões atuais. O
artesanato sobrevive em grande medida porque as pessoas mais antigas que ainda sabem a sua
arte e pela divulgação que vão fazendo nos seus meios habitacionais. Isto e o interesse dos turistas
é que vai mantendo o comércio dos pequenos artesãos vivo.
Esta pesquisa vem assim ligar uma arte secular como o bordado, a uma profissão mais
contemporânea como a profissão do designer. O que leva um designer a utilizar algo tão antigo
como a arte de bordar? Será que a ligação será meramente emocional? O conceito de design
emocional nasceu com necessidade de humanização do processo de criação de um determinado
objeto com a necessidade de criar uma ligação emocional do mesmo com o seu utilizador. Com
isto aliamos com a necessidade de criar produto sustentáveis sejam eles a nível ambiental, como
também e nível económico e social.
Uma das formas de criar uma ligação emocional entre um produto e o seu consumidor é
utilizar elementos, sejam eles visuais ou não, que evoquem as memórias mais bonitas que a
pessoa tem. Utilizando por exemplo, elementos muito presentes durante a infância, cheiros que
liguem a boas situações durante a sua vida ou até que evoquem situações que são queridas pelo
utilizador e consumidor.
A necessidade de manter vivas as tradições têxteis de uma cultura, de um país torna-se
necessário pois as novas gerações estão a perder o interesse pelo antigo e com o passar dos anos,
os últimos artesãos vão desaparecendo e com eles o conhecimento das artes antigas. A criação
de coleções contemporâneas pode ser uma forma de manter viva a técnica do bordado
demonstrando que este é também algo esteticamente agradável e moderno. In an universe where tradition is becoming less and less prominent in the younger generations that make up the Portuguese population, there is a need not to let information about traditional Portuguese arts die. It is therefore important to create digital documents that leave such arts documented and that relate them to current issues. Since then, craftsmanship has survived among the oldest people who still know their art and the dissemination they make in their homes. This and the interest of tourists is that it keeps the trade of small artisans alive. This research links a secular art like embroidery, to a more contemporary profession like the profession of the designer. What leads a designer to use something as old as the art of embroidery? Will the connection be merely emotional? The concept of emotional design was born with the need to humanize the process of creating a certain object with the need to create an emotional connection between it and its user. With this we ally with the need to create sustainable products at an environmental as well as economic and social level. One of the ways to create an emotional connection between a product and its consumer is to use elements, whether visual or not, that evoke the most beautiful memories that the person has. Using for example, elements that were very present during childhood, smells that connect to good situations during his life, or even evoke situations that are dear to the user and consumer. The need to keep alive the textile traditions of a culture, of a country becomes necessary because the new generations are losing interest in the old and as the years go by, the last artisans disappear and with them the knowledge of the old arts. The creation of contemporary collections can be a way to keep the embroidery technique alive by showing that it is also something aesthetically pleasing and modern. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Design de Marketing de Produto Têxtil, Vestuário e Acessórios |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/76701 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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