Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76740

TítuloDesenvolvimento de competências transversais e integração positiva no ensino superior: o papel das tutorias por pares em contexto pandémico
Outro(s) título(s)Development of transversal skills and positive integration in higher education: the role of peer tutoring in a pandemic context
Autor(es)Monteiro, Diana Sofia Vieira
Orientador(es)Freire, Teresa
Palavras-chaveCompetências transversais
Integração
Pandemia COVID-19
Programa tutorial por pares
COVID-19 pandemic
Integration
Peer tutorial program
Transversal skills
Data2021
Resumo(s)As mudanças ocorridas no ensino superior provocadas pela pandemia COVID-19 revelaram impactar vários aspetos de vida dos estudantes universitários. Considerando que o bem-estar geral de um estudante depende do seu envolvimento com a instituição, suporte social e desenvolvimento de competências gerais e específicas, o objetivo deste estudo foi examinar se a participação num programa tutorial por pares apoiou o processo de integração no ensino superior e o desenvolvimento de competências transversais em período de pandemia. Este estudo incluiu 73 participantes (42 tutores e 31 tutorandos) que responderam a quatro questionários retrospetivos no início e no fim das sessões de tutoria. Os resultados obtidos apresentaram diferenças estatisticamente significativas quando comparados os tutores com os tutorandos no momento inicial do programa. Isto é, os tutores apresentaram médias superiores aos tutorandos na autoeficácia e na adaptação social antes de iniciarem as sessões. Estes resultados corroboram a literatura existente pois, perante um novo contexto universitário, os estudantes recém-chegados apresentam menos recursos do que estudantes acima do primeiro ano de curso. No final das sessões os grupos já não mostraram diferenças significativas sugerindo que o programa proporcionou um contexto relacional assim como desenvolveu ferramentas capazes de aumentar os níveis de confiança dos novos estudantes.
Changes in higher education caused by the COVID-19 pandemic have been shown to impact various aspects of university students' lives. Considering that a student's general well-being depends on their involvement with the institution, social support and development of general and specific skills, this study aimed to examine whether participation in a peer tutorial program reinforced the integration process in higher education and the development of transversal skills during a pandemic period. This study included 73 participants (42 tutors and 31 tutees) who answered four retrospective questionnaires at the beginning and the end of the tutoring sessions. The results obtained showed statistically significant differences when comparing tutors with tutees at the beginning of the program. That is, tutors had higher averages than tutees in self-efficacy and social adaptation before starting the sessions. These results corroborate the existing literature as, in a new university context, newly arrived students have fewer resources than students above the first year of the course. At the end of the sessions, the groups no longer showed significant differences suggesting that the program provided a relational context as well as developed tools capable of increasing the confidence levels of new students.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76740
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_DianaMonteiro.pdf331,18 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID