Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76752

TítuloCrianças e educação literária no séc. XXI: estudo de caso no 3º ano do ensino fundamental
Outro(s) título(s)Children and literary education in the 19th century XXI: case study in the 3rd year of elementary school
Autor(es)Perin, Rosemary Rufina dos Santos
Orientador(es)Azevedo, Fernando
Santos, Jocenildes Zacarias
Palavras-chaveEducação literária
Mediação literária
Metodologias ativas
Protagonismo infanto-juvenil
Literary education
Literary mediation
Active methodologies
Children's protagonism
Data28-Mar-2022
Resumo(s)Esta tese de doutoramento teve como objetivo verificar como a educação literária é promovida junto de alunos do 3º. ano do ensino fundamental de duas escolas municipais da cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Para o efeito, utilizou-se o método da pesquisa qualitativa, o estudo de caso e a investigação-ação e, como técnicas de recolha de dados, o inquérito, o grupo focal, a caixa literária e a análise de conteúdo. Os dados recolhidos na pesquisa permitiram identificar um conjunto de lacunas no modo como a educação literária é implementada, a saber, o não protagonismo infanto-juvenil, a falta de uso de novas metodologias, a escassa formação docente para promoção específica de ações, o baixo índice de acesso à leitura literária por parte dos docentes e das crianças. A tese de doutoramento propõe ações, de âmbito alargado, não restritas ao espaço da sala de aula, que visam a superação dessas lacunas, de entre as quais, se destacam a promoção do protagonismo infanto-juvenil, o uso de metodologias ativas ou a capacitação de professores para a mediação e incremento da educação literária, incluindo a atualização do acervo literário e o acesso das crianças às bibliotecas.
This doctoral thesis aimed to verify how literary education is promoted with students in the 3rd year group of elementary school in two public schools in the city of Salvador, Bahia, Brazil. For this purpose, the qualitative research method, the case study and the action-research were used and, as data collection techniques, the inquiry, the focus group, the literary box and the content analysis. The data collected in the research allowed to identify a set of gaps in the way literary education is implemented, namely, the non-prominence of children and teenagers, the lack of use of new methodologies, the lack of teacher training for specific promotion of actions, the low index of access to literary reading by teachers and children. The doctoral thesis proposes actions, with a broad scope, not restricted to the classroom space, aimed at overcoming these gaps, among which, the promotion of children's protagonism, the use of active methodologies or training stand out of teachers to mediate and increase literary education, not forgetting the updating of the literary collection and children's access to libraries.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Estudos da Criança (especialidade em Infância, Cultura e Sociedade)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76752
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rosemary Rufina dos Santos Perin.pdfTese de Doutoramento2,89 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID