Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76760

TítuloEscala de Comunicação para a Idade Escolar (ECIE) - versão para professores: um estudo exploratório com alunos com e sem necessidades educativas do 2º ano do ensino básico
Outro(s) título(s)School Age Communication Scale (sacs) - version for teachers: an exploratory study with students with and without educational needs in the 2nd year of basic education
Autor(es)Monteiro, Andreia Filipa Vieira
Orientador(es)Cruz-Santos, Anabela
Palavras-chave1º Ciclo do ensino básico
Comunicação
Escala
Professores
Rastreio
1st Cycle of basic education
Communication
Scale
Screening
Teachers
Data2021
Resumo(s)As perturbações da comunicação, quando não detetadas de forma atempada podem estar na origem de várias dificuldades apresentadas pelos alunos, nomeadamente na aprendizagem escolar, nas diferentes interações socais e no próprio comportamento. Sendo o professor do 1º Ciclo, um elemento ativo no processo ensino-aprendizagem, na medida em que é o profissional que se encontra mais próximo da criança numa fase de desenvolvimento tão importante, este apresenta um papel preponderante na deteção e intervenção precoces das perturbações de comunicação. Por essa razão é de extrema importância a utilização de instrumentos de rastreio simples, rápidos, de fácil compreensão e interpretação, que facilitem a identificação destas alterações comunicativas o mais cedo possível. Neste sentido, este estudo exploratório analisa os resultados da Escala de Comunicação para a Idade Escolar (ECIE) – Versão para Professores (Batista, Monteiro, Dias, Azevedo, & Cruz-Santos, 2019) que tem três dimensões: Comunicação Funcional, Comunicação Social e Comunicação Académica, cada uma com oito itens. A amostra envolveu 114 alunos (59 do género feminino e 55 do género masculino) do 2º ano do Ensino Básico. Os resultados deste estudo indicam que existem diferenças significativamente estatísticas em relação à variável: i) género em 16 dos 24 itens da escala; ii) habilitações académicas das mães em 12 dos 24 itens da escala; iv) habilitações académicas dos pais em 10 dos 24 itens da escala; v) aproveitamento escolar, nas disciplinas de Português e Matemática, em relação aos 24 itens que compõem a escala, verificando-se uma influência destas variáveis no desempenho dos alunos na escala. De forma a averiguar-se a confiabilidade da escala, aplicou-se o Alpha de Cronbach, que apresentou um valor de .978. De acordo com Field (2005) pode concluir-se que os itens da escala indicam uma confiabilidade muito boa, pelo que se pode considerar o instrumento válido para o despiste de dificuldades comunicativas de alunos em idade escolar. Este estudo comprova que a implementação de um rastreio no início de cada ano letivo permitiria despistar alunos em idade escolar com possíveis dificuldades ao nível das competências comunicativas, contribuindo para uma intervenção eficaz. Este estudo comprova ainda e reforça a importância do uso do instrumento de rastreio a nível nacional, de forma a que possa contribuir como um instrumento de despiste, identificação e monitorização de alunos em contexto educativo, que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico.
Communication Disorders, when not detected, can be the source of several difficulties presented by students, namely in school learning, in different social interactions and in their own behavior. Being the 1st cycle teacher, an active element in the teaching-learning process, as the teacher is the professional who is closest to the child in such an important stage of development, he has a preponderant role in the early detection and intervention of Communication Disorders. For this reason, it is extremely important to use simple, fast, easy to understand and intercept tools that facilitate the identification of these communicative changes as soon as possible. In this sense, this exploratory study analyses the results of the School Age Communication Scale (SACS) - Version for Teachers (Batista, Monteiro, Dias, Azevedo, & Cruz-Santos, 2019) which has three dimensions: Functional Communication, Social Communication and Academic Communication, each with eight items. The sample involved 114 students (59 females and 55 males) from the 2rd years of schooling in the 1st cycle of Basic Education. The results of this study indicate that there are significantly statistical differences in relation to the variable: i) gender in 16 of the 24 items on the scale; ii) mothers' academic qualifications in 12 of the 24 items on the scale; iv) academic qualifications of parents in 10 of the 24 items on the scale; v) school performance, in the subjects of Portuguese language and Mathematics, in relation to the 24 items of the scale, showing an influence of these variables on the students’ performance on the SACS - Version for Teachers. In order to analyze the reliability of the scale, Cronbach's Alpha was applied, which presented a value of .978. According to Field (2005) it can be concluded that the items on the scale indicate a very good reliability, reason why it can be considered the valid instrument for the screening of communicative difficulties of school age students. This study shows that the implementation of a screening at the beginning of each school year would allow to screen school-age students with possible difficulties in terms of communicative skills, contributing to an effective intervention. This study shows and reinforces the importance of using the screening instrument at the national level, so that it can contribute as an instrument for screening, identifying and monitoring students in an educational context, who attend the 1st Cycle of Basic Education.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76760
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação+Andreia+Filipa+Monteiro.pdf2,41 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID