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https://hdl.handle.net/1822/76805
Título: | Preditores da leitura em crianças portuguesas com e sem historial de perturbação do desenvolvimento de linguagem |
Outro(s) título(s): | Predictors of reading in portuguese children with and without a history of developmental language disorder |
Autor(es): | Gonçalves, João Filipe Nogueira |
Orientador(es): | Soares, Ana Paula Oliveira, Helena Mendes |
Palavras-chave: | Consciência fonológica Linguagem Nomeação rápida Preditores de leitura Perturbação de desenvolvimento de linguagem Developmental language disorder Language Predictors of reading Phonological awareness Rapid naming |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | A linguagem oral ou escrita, é uma habilidade fundamental na maioria das áreas da vida em sociedade. Portanto, existe uma vasta quantidade de estudos sobre as variáveis e os mecanismos que explicam como se desenvolve a linguagem. Uma linha de estudos desta área debruçou-se sobre os preditores de leitura, logo, conjunto de competências linguísticas e não linguísticas que permitem predizer o sucesso de uma criança na aquisição de leitura. Seguindo esse pensamento, estudamos os preditores de leitura em crianças, falantes de português-europeu, com e sem perturbação de desenvolvimento de linguagem (PDL) num estudo de design longitudinal. Selecionamos, de um projeto em curso, um grupo de 23 crianças, sete delas com PDL e as restantes com desenvolvimento típico da linguagem (DTL), controladas em idade e QI não-verbal, e avaliadas em várias competências linguísticas quando frequentavam o último ano pré-escolar (Momento 1) e no 2º ano de escolaridade do ensino básico (Momento 2). Os resultados mostraram que os grupos se diferenciaram nos dois momentos, sugerindo uma continuidade nas dificuldades linguísticas, oral e escrita. Verificou-se uma correlação entre as competências linguísticas avaliadas nos dois momentos, indiciando que algumas competências linguísticas avaliadas inicialmente se associam a melhores indicadores da aprendizagem da leitura. Oral or written language, is a fundamental skill in most areas of life in society. Therefore, there is a vast amount of research on the variables and mechanisms that explain how language develops. One line of studies in this area has focused on the predictors of reading, thus, a set of linguistic and non-linguistic skills that predict a child's success in reading acquisition. Following this thought, we studied the predictors of reading in Portuguese-European speaking children with and without developmental language disorder (PDL) in a longitudinal design study. We selected, from an ongoing project, a group of 23 children, seven of them with PDL and the rest with typical language development (SLD), controlled for age and nonverbal IQ, and assessed on various language skills when they were in the last preschool year (Time 1) and in the 2nd grade of elementary school (Time 2). The results showed that the groups differed at the two moments, suggesting a continuity in language difficulties, oral and written. There was a correlation between the language skills assessed at the two moments, indicating that some language skills assessed initially are associated with better indicators of learning to read. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/76805 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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