Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76805

TítuloPreditores da leitura em crianças portuguesas com e sem historial de perturbação do desenvolvimento de linguagem
Outro(s) título(s)Predictors of reading in portuguese children with and without a history of developmental language disorder
Autor(es)Gonçalves, João Filipe Nogueira
Orientador(es)Soares, Ana Paula
Oliveira, Helena Mendes
Palavras-chaveConsciência fonológica
Linguagem
Nomeação rápida
Preditores de leitura
Perturbação de desenvolvimento de linguagem
Developmental language disorder
Language
Predictors of reading
Phonological awareness
Rapid naming
Data2021
Resumo(s)A linguagem oral ou escrita, é uma habilidade fundamental na maioria das áreas da vida em sociedade. Portanto, existe uma vasta quantidade de estudos sobre as variáveis e os mecanismos que explicam como se desenvolve a linguagem. Uma linha de estudos desta área debruçou-se sobre os preditores de leitura, logo, conjunto de competências linguísticas e não linguísticas que permitem predizer o sucesso de uma criança na aquisição de leitura. Seguindo esse pensamento, estudamos os preditores de leitura em crianças, falantes de português-europeu, com e sem perturbação de desenvolvimento de linguagem (PDL) num estudo de design longitudinal. Selecionamos, de um projeto em curso, um grupo de 23 crianças, sete delas com PDL e as restantes com desenvolvimento típico da linguagem (DTL), controladas em idade e QI não-verbal, e avaliadas em várias competências linguísticas quando frequentavam o último ano pré-escolar (Momento 1) e no 2º ano de escolaridade do ensino básico (Momento 2). Os resultados mostraram que os grupos se diferenciaram nos dois momentos, sugerindo uma continuidade nas dificuldades linguísticas, oral e escrita. Verificou-se uma correlação entre as competências linguísticas avaliadas nos dois momentos, indiciando que algumas competências linguísticas avaliadas inicialmente se associam a melhores indicadores da aprendizagem da leitura.
Oral or written language, is a fundamental skill in most areas of life in society. Therefore, there is a vast amount of research on the variables and mechanisms that explain how language develops. One line of studies in this area has focused on the predictors of reading, thus, a set of linguistic and non-linguistic skills that predict a child's success in reading acquisition. Following this thought, we studied the predictors of reading in Portuguese-European speaking children with and without developmental language disorder (PDL) in a longitudinal design study. We selected, from an ongoing project, a group of 23 children, seven of them with PDL and the rest with typical language development (SLD), controlled for age and nonverbal IQ, and assessed on various language skills when they were in the last preschool year (Time 1) and in the 2nd grade of elementary school (Time 2). The results showed that the groups differed at the two moments, suggesting a continuity in language difficulties, oral and written. There was a correlation between the language skills assessed at the two moments, indicating that some language skills assessed initially are associated with better indicators of learning to read.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76805
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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