Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76910

TítuloProblemas associados ao conhecimento e uso do infinitivo pessoal e do conjuntivo futuro por estudantes de português como língua estrangeira
Autor(es)Santos, Jaime André Conde
Orientador(es)Ramon, Micaela
Russo, Mariagrazia
Palavras-chaveConjuntivo futuro e infinitivo pessoal
Contexto universitário
Dificuldades de aprendizagem do PLE
Ensino da gramática
Prática pedagógica
Future conjunctive and personal infinitive
Grammar teaching
Learning difficulties of portuguese as a foreign language
Pedagogical practice
University context
Congiuntivo futuro e infinito personale
Contesto universitario
Difficoltà di apprendistato del portoghese come lingua straniera
Insegnamento di grammatica
Data2021
Resumo(s)O presente relatório de estágio foi elaborado como elemento avaliativo do segundo ano do Mestrado em Português Língua Não Materna – Português Língua Estrangeira/Língua Segunda, da Universidade do Minho, com vista à obtenção do grau de Mestre, e visa dar conta da prática docente acompanhada, realizada no decurso de um semestre, com foco na reflexão sobre os “Problemas associados ao conhecimento e uso do Infinitivo Pessoal e do Conjuntivo Futuro por estudantes de Português como Língua Estrangeira”. Nele se dá conta de um estudo realizado com a intenção de perceber como surgem os problemas relacionados com a aquisição e uso das estruturas gramaticais referidas e quais os métodos e/ou materiais que podem ser utilizados para ajudar os alunos no seu processo de aprendizagem. Assim, descrevem-se as semelhanças e diferenças daqueles modos verbais específicos, nas línguas portuguesa e italiana (a língua nativa dos alunos da UNINT), e analisam-se dados empíricos recolhidos por questionários entregues aos alunos. Cumulativamente faz-se também uma caracterização do contexto universitário, em que decorreu o estágio, numa época marcada pela pandemia de SARS-CoV-19, e descreve-se detalhadamente a prática docente acompanhada levada a cabo por um período de cinco meses, sob supervisão da Professora Doutora Mariagrazia Russo e da Professora Doutora Maria Serena Felici, ambas da UNINT, e orientação da Professora Doutora Micaela Ramon, da UMINHO.
This internship report was prepared as an evaluative element of the second year of the Master's Degree in Portuguese Non-Mother Language – Portuguese as a Foreign Language/Second Language, at the University of Minho, with an end-goal to obtain a Master's degree, and aims to account for accompanied teaching practice , carried out over the course of a semester, with a focus on reflection on the “Problems associated with the knowledge and use of the Personal Infinitive and the Future Conjunctive by students of Portuguese as a Foreign Language”. It reveals a study that was carried out with the intent of understanding how problems arise in regards to the acquisition and use of the aforementioned grammatical structures and which methods and/or materials can be used to help students in their learning process. Thus, the similarities and differences of those specific verbal modes are described, in Portuguese and Italian (the native language of UNINT students), and the empirical data collected by questionnaires given to students is analysed. Cumulatively, a characterisation of the university context, in which the internship took place, at a time marked by the SARS-CoV-19 pandemic, is also made, and the accompanied teaching practice carried out for a period of five months is described in detail, under the supervision of Professor Mariagrazia Russo and Professor Maria Serena Felici, both from UNINT, and under the supervision of Professor Micaela Ramon, from UMINHO.
Il presente rapporto di tirocinio,è redatto come elemento valutativo del secondo anno del Corso di Mestrado (Laurea Magistrale) in Portoghese Lingua Non Materna - Portoghese come Lingua Straniera/Seconda Lingua, della Universidade do Minho, e há come oggetto il recosonto della pratica di accompagnamento alla docenza del portughese língua straniera, realizzata nel corso di un semestre e focalizzata sul seguinte aspetto: "Problemi associati alla conoscenza e all'uso dell'Infinito Personale e del Congiuntivo Futuro da parte degli studenti del Portoghese come Lingua Straniera". Il rapporto intende soffermarsi, infatti, sulle problematiche relative all’acquisizione e all’use delle suddette strutture grammaticali e proporre metodi e material che possano essere utili. Si portano alla luce analogie e differenze verbali tra i modi verbali oggeto di studio attraverso un raffronto com l’italiano, (la lingua madre degli studenti UNINT), e si analizzano i dati empirici raccolti dai questionari consegnati agli studenti. Il tutto à corredato da una descrizione dell’ambiente universitario, in cui il tirocinio ha avuto luogo, in un momento segnato dalla pandemia SARS-Cov-19. La pratica di accompagnamento all’insegnamento effettuata per un periodo di cinque mesi è descritta in dettaglio sotto la supervisione della professoressa Mariagrazia Russo e della professoressa Maria Serena Felici, entrambe dell'UNINT, e sotto la guida della professoressa Micaela Ramon, dell'UMINHO.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Português Língua Não Materna – Português Língua Estrangeira/Língua Segunda (PLNM – PLE/Pl2)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76910
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório+Estágio+Jaime+Santos.pdf5,28 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID