Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76951

TítuloUm curso sem sentido?: estratégias institucionais versus estratégias individuais dos estudantes do curso de Apicultura do Campus Pau dos Ferros, IFRN (Brasil)
Outro(s) título(s)A pointless course?: institutional strategies versus individual strategies of beekeeping course's students of IFRN, Pau dos Ferros Campus (Brazil)
Autor(es)Oliveira, Erasmo José Pereira de
Orientador(es)Gomes, Carlos Alberto
Palavras-chaveApicultura
Ascensão social
Desenvolvimento regional
Educação profissional
Políticas públicas
Beekeeping
Social ascension
Regional development
Professional education
Public policies
Data2020
Resumo(s)O Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Apicultura ofertado pelo Campus Pau dos Ferros do IFRN é o único nessa modalidade em todo o Brasil. Esse curso foi criado para atender aos arranjos produtivos locais, possibilitando o desenvolvimento regional, no contexto da expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica, que ampliou consideravelmente a quantidade de instituições de educação profissional no Brasil. O presente trabalho dispõe-se a realizar uma análise sociológica (e política) da experiência académica, dos objetivos e estratégias individuais dos estudantes do curso de Apicultura e da sua relação com os objetivos e estratégias da instituição responsável por essa oferta formativa. Procura-se conhecer os documentos institucionais que tratam do tema, assim como realizar um resgate histórico da educação profissional no Brasil enquanto política pública de Estado. Pode-se afirmar que se trata de uma investigação qualitativa, de caráter exploratório, baseada no estudo de caso e que está situada no campo das Políticas Educativas, com abordagem sociológica. Busca-se analisar os impactos decorrentes das situações de convergência ou divergência estratégica entre a orientação institucional e os objetivos individuais de ascensão social dos estudantes. Para realização da pesquisa, foram empregues diversas técnicas, como pesquisa bibliográfica; análise documental; recolha de opinião escrita, por meio de questionários; entrevistas. Ressalte-se que foram respeitados todos os princípios éticos e deontológicos, a exemplo da autorização para coleta de dados, para gravação das entrevistas, assim como para a divulgação do nome da instituição em que o estudo é desenvolvido. Os resultados obtidos colocam em dúvida a efetividade dessa oferta formativa e revelam a necessidade de o IFRN refletir sobre que medidas institucionais podem ser adotadas de modo a atender aos objetivos estabelecidos no Projeto Pedagógico do Curso.
The Secondary Technical Education Course in Beekeeping offered on IFRN's Pau dos Ferros campus Is the only one of its kind in Brazil. The course was created to meet the local productive arrangements, making regional development possible on the context of the Federal Network of Technological Education expansion, what consisted of the creation of several professional education federal institutes in Brazil. This research intends to carry out a sociological (and political) analysis of Beekeeping Course students' academic experience, individual objectives, and strategies, and how these are related to IFRN's objectives and strategies. The institutional documents that address the topic are analyzed, leading to a historical review of Brazil's professional education as a State's public policy. This is a qualitative and exploratory research, based on the case study method and situated in the field of Educational Policies, with a sociological approach. The study aims to analyze the impacts that result from the strategical convergence or divergence between the institution's guidelines and the students' social ascension Individual objectives. In order to perform this research, several techniques were used, such as bibliographical research; documental analysis; gathering of written opinions through questionnaires; Interviews. It is important to make it clear that all the deontological and ethical principles were respected, with the authorization given by the participants to collect the data, record Interviews, as well as the disclosure of the name of the institution where the study was conducted. The results obtained lead to a doubt that questions the efficiency of this educational offer and reveal that the institution needs to reflect upon which institutional measures must be taken in order to meet the objectives established on the Course's Pedagogical Project.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76951
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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