Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77082

TítuloContabilidade e imagens: análise dos cartazes de propaganda do Estado Novo numa perspetiva contabilística
Outro(s) título(s)Accounting and images: analysis of the propaganda posters of the New State, in an accounting perspective
Autor(es)Araújo, Sofia Bessa
Orientador(es)Gomes, Delfina
Palavras-chaveCartazes de propaganda
Contabilidade pública
Estado novo
História da contabilidade
Propaganda posters
Public accounting
New state
Accounting history
Data2021
Resumo(s)A contabilidade, como a conhecemos, tem vindo a mudar ao longo dos anos. Estamos habituados a ver a contabilidade através dos livros contabilísticos – diário e razão –, no entanto, recentemente alguns investigadores em História da Contabilidade têm apresentado novas formas de ver a contabilidade, como fotografias, vídeos, cartas, entre outros. Esta nova forma de estudar a contabilidade insere-se na escola de pensamento que ficou conhecida como Nova História da Contabilidade. Este estudo relaciona-se com a Nova História da Contabilidade, recorrendo a imagens para analisar a contabilidade. Desta forma, o objetivo deste estudo centra-se em analisar os cartazes de propaganda utilizados pelo Estado Novo no período de 1933 a 1949 com o intuito de perceber se estes transmitiam informação contabilística para os seus leitores e se tinham intenção de influenciar a população e a contabilidade do país. Para realizar este estudo utilizamos as seguintes técnicas de recolha de dados: análise documental para obter os cartazes de propaganda, recorrendo a arquivos nacionais, como a Biblioteca Nacional, e a arquivos digitais, como o Museu da Universidade de Aveiro, para tal; revisão de literatura sobre o período de vigência do Estado Novo e qual o papel dos cartazes de propaganda neste período; e entrevistas, de forma a aprofundar o conhecimento sobre o papel dos cartazes de propaganda no período do Estado Novo e qual o impacto que estes tiveram na população e, consequentemente, no país. Deste estudo, concluímos que os cartazes não transmitiam qualquer tipo de informação contabilística para os seus leitores. No entanto, a mensagem neles transmitida conseguia influenciar a população a aumentar a produção agrícola e de gado e, consequentemente, a aumentar os lucros do Estado. O aumento desta produção fazia com que os produtores tivessem de entregar uma maior quantidade de produtos ao Estado, sem receber qualquer retorno por eles, e o Estado, posteriormente, vendia-os a preços elevados aos países que estivessem a participar na Segunda Guerra Mundial, aumentando, assim, os seus lucros.
The accounting, as we know it, has been changing over the years. We are used to see accounting through the bookkeeping, however, recently some researchers in Accounting History have presented new ways of seeing accounting, such as photographs, videos, letters, among others. This new way of studying accounting is part of the school of thought known as New Accounting History. This study is developed within the New Accounting History paradigm, resorting to images to analyse accounting. Thus, the objective of this study is to analyse the propaganda posters used by the New State from 1933 to 1949 with the intention to understand if these posters transmit accounting information to its readers and its intention to influence the population and the country’s accounting. To perform this study we use the following data collection techniques: documental analysis to obtain the propaganda posters, using national archives, such as Biblioteca Municipal, and digital archives, such as Museu da Universidade de Aveiro; literature review about the period of the New State and the role of the propaganda posters in that period; and interviews, in order to get a deeper knowledge about the role of the propaganda posters and its impact in the population and, consequently, the country. From this study, we concluded that the propaganda posters did not transmit any kind of accounting information to its readers. However, the message in the posters was able to influence the population to increase their agricultural and cattle production and, consequently, to increase the State’s profit. The increase of this production forced the producers to give a bigger quantity of their production to the State, without receiving any return for them, and the State, afterwards, sold them in high prices to the countries fighting in the Second World War, thus increasing its profits.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Contabilidade
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77082
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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