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TítuloTransição e adaptação ao Ensino Superior: validação de uma escala de Grit
Outro(s) título(s)Transition and adaptation to Higher Education: validation of a Grit scale
Autor(es)Mendes, Ana Paula Antunes
Orientador(es)Almeida, Leandro S.
Palavras-chaveCOVID-19
Ensino superior
Grit
Sucesso académico
Transição
adaptação
University education
Academic success
Transition
Adaptation
Data2021
Resumo(s)A presente dissertação estuda o processo de transição e adaptação dos estudantes ao Ensino Superior (ES), nomeadamente os desafios e exigências colocadas aos estudantes ao nível das suas aprendizagens e do seu desenvolvimento psicossocial. Em particular, foi dada atenção aos fatores que condicionam o sucesso académico e o bem-estar psicológico dos estudantes. Para esta análise, dada a atualidade do tema, introduziu-se a vivência académica durante a pandemia provocada pelo SARS-CoV- 2 (COVID-19), pois fortemente condicionou as experiências académicas dos estudantes. Estas foram marcadas por um ensino remoto (online) e por um confinamento com acentuado impacto no relacionamento interpessoal dos estudantes. Neste contexto sentido pela generalidade dos estudantes como adverso, ganha relevância as caraterísticas pessoais dos estudantes, tendo-se neste estudo escolhido a grit para ilustrar a importância das variáveis de personalidade, nomeadamente as duas dimensões integradas no constructo: a perseverança no esforço e consistência do interesse. Na parte empírica da dissertação procedeu-se à adaptação e validação da Escala Grit Oviedo para estudantes portugueses do ensino superior. Tomando uma amostra de 285 estudantes, essencialmente do sexo feminino (69%) e com idades compreendidas entre os 17 e os 35 anos, provenientes de diferentes cursos de duas instituições públicas do norte do País, testou-se a estrutura unidimensional dos dez itens que integram a escala. Os resultados da análise fatorial exploratória e confirmatória, os índices de consistência interna dos itens e os indicadores de validade externa recolhidos asseguram a qualidade métrica da escala e a sua utilização na investigação e na prática envolvendo estudantes do ensino superior.
This dissertation studies the process of transition and adaptation of students to university education, namely the challenges and demands placed on students in terms of their learning and psychosocial development. In particular, it was given attention to the factors that condition students' academic success and psychological well-being. For this analysis, given the topicality of the subject, the academic experience during the SARS-CoV-2 pandemic was introduced as it strongly conditioned students' academic experiences. These were marked by remote teaching (online) and confinement that had an accentuated impact on students' interpersonal relationships. In this context, perceived as adverse by most students, their personal characteristics become more relevant, having been chosen the grit to illustrate the importance of personality variables, particularly the two dimensions included in the construct: perseverance in effort and consistency of interest. In the empirical part of the dissertation, the Grit Oviedo Scale was adapted and validated for portuguese students of university education. Considering a sample of 285 students, mainly female (69%) and with ages between 17 and 35 years, from different courses of two public institutions in the north of the country, the unidimensional structure of the tem items that integrate the scale was tested. The results of the exploratory and confirmatory factor analysis, the internal consistency indices of the items and the external validity indicators collected ensure the metric quality of the scale and its use in research and practice involving students of university education.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77160
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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