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https://hdl.handle.net/1822/77204
Título: | O papel do professor no desenvolvimento do currículo em Angola: um estudo exploratório |
Outro(s) título(s): | The teacher’s role in the process of curriculum development in Angola |
Autor(es): | Sousa, Clementina Nfuene Caquieca Afonso de |
Orientador(es): | Flores, Maria Assunção |
Palavras-chave: | Currículo Práticas curriculares Professor Trabalho docente Curriculum Curriculum practices Teacher Teaching work |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | O presente trabalho de investigação espelha a realidade do processo educativo angolano onde o
professor, embora seja um elemento central no sistema educativo (sem ele não haveria ensino),
afigura-se, no entanto, muitas vezes, como mero executor do currículo nacional, na medida em que
não se sente a sua participação na elaboração dos guias, programas pedagógicos e manuais escolares
implementados nas escolas do país que, em muitos casos, contrasta com a realidade das mesmas,
dificultando, assim, que se atinjam os objetivos do processo educativo. Esta realidade tem suscitado
várias reflexões por parte de diferentes atores sociais sobre a qualidade que se pretende para o
sistema de ensino em Angola. A formação de professores também constitui ainda um dos grandes
desafios da educação em Angola, facto que se repercute na prática curricular dos professores, no
processo educativo e, consequentemente, no aproveitamento escolar dos alunos. O presente trabalho
de investigação, para além de fazer uma incursão sobre as temáticas relacionadas com o conceito de
currículo, discute ainda o processo de desenvolvimento curricular, a autonomia curricular, as
competências e práticas curriculares dos professores e seu impacto do ponto de vista das
aprendizagens dos alunos, da autonomia da escola e do professor, da inovação curricular, entre outros
aspetos.
Este trabalho visa igualmente identificar os problemas resultantes da não participação dos
professores na elaboração do currículo e suas implicações bem como valorizar a sua ação com vista ao
desenvolvimento e inovação curricular no processo educativo angolano. Os resultados do estudo, com
base na pesquisa feita aos professores, e especialistas em educação, evidenciam que ainda existe um
distanciamento considerável entre o topo (órgãos de decisão) e a base (professores) que
operacionalizam o currículo. Esta situação faz com que a participação dos professores no
desenvolvimento do currículo seja caracterizada por ser uma postura eminentemente tecnicista,
assumindo estes o papel de meros consumidores do currículo numa lógica de implementação e
fidelidade à perspetiva normativo-administrativa. This research work aims to show the reality of the Angolan teaching process whereas the teacher, despite being a central element of the process (there wouldn’t be teaching without him/her), is seen very often as a simple doer of the national curriculum. The teacher does not see participate in elaborating the guides, pedagogical programmes, coursebooks, which are implemented in the country schools, which in many cases it against the reality of the schools, making it difficult to reach the aims of the teaching process. This reality has been raising many reflections by different social acts on the desired quality for the teaching system in Angola. The teacher’s training also constitutes a major challenge of education in Angola, whose consequences are visible in the way teachers implement the curriculum, in the teaching process and, consequently, in students’ outcomes. The present research, beside dealing with the concept of curriculum, also discusses the curriculum development process, curriculum autonomy, teachers’ curriculum competence and practices as well as their impact on students’ learning, school and teachers’ autonomy, among many other aspects. This work equally identify the problems caused by teachers abstaining from participating in the curriculum elaboration and its implications, as well as highlighting its action in the curriculum development and innovation in the Angolan teaching process. The results of the present research, based on the research done with teachers, shows that there is still a relevant distance between the top (decision makers) and the bottom (teachers) who implement the curriculum. This situation makes teachers’ participation in the curriculum development to be characterised within a simply technical perspective, in so far as teachers’ role is situation within a perspective in which they are seen as mere consumers of the curriculum implementation and within a logic of fidelity to a top-down and normative-administrative perspective. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77204 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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