Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77206

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Lia Raquelpor
dc.contributor.authorAquino, Thatiana Chaves D'Agostinipor
dc.date.accessioned2022-04-26T10:29:35Z-
dc.date.available2022-04-26T10:29:35Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/77206-
dc.descriptionDissertação de mestrado Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)por
dc.description.abstractAs tecnologias de informação e comunicação digitais (TIC) moldam a sociedade desde o final do século passado, o que implica que se tenham estabelecido neste século XXI como a quarta Revolução Industrial. Esse cenário, somado à situação da pandemia de COVID-19, demandou para todo o sistema educacional brasileiro a necessidade de trilhar novos rumos. Nesse contexto, surge o ensino remoto emergencial, como alternativa viável proiritária para atender com celeridade de maneira efetiva as demandas de escolarização e formação acadêmica impostas pela nova realidade. Todavia, mesmo reconhecendo os esforços das instutições escolares diante da situação atual, acredita-se que o impacto da suspensão das aulas presenciais não se distribui de forma homogénea na população escolar nacional, atingindo principalmente os estudantes com menos recursos, aumentando ainda mais a desigualdade do sistema educacional. Assim, a problemática da pesquisa é a seguinte: Qual a percepção dos estudantes universitários brasileiros, sobre os desafios percebidos na aprendizagem remota emergencial mediada pelas TIC digitais? Quais os antecedentes e recomendações para a educação no Brasil em tempos de pandemia? Quais os principais riscos decorrentes da suspensão prolongada das aulas presenciais em um contexto de distanciamento social? O Estudo é do tipo descritivo e exploratório, composto pelas seguintes etapas: pesquisa bibliográfica realizada em fontes diversas; grupo focal com acadêmicos e pesquisa de campo como 40 universitários brasileiros. O objetivo é o de: Identificar a percepção de estudantes universitários, sobre os desafios da aprendizagem remota emergencial mediada pelas TIC digitais; conhecer quais os antecedentes e recomendações para a educação domiciliar no Brasil em tempos de pandemia; e constatar os principais riscos decorrentes da suspensão prolongada das aulas presenciais em um contexto de distanciamento social. Concluímos que a pandemia impactou sobremaneira a área educacional, e que a mudança para o ensino virtual transformou repentinamente a vida de todas as famílias brasileiras e, principalmente, renovou as discussões sobre a necessidade de tornar efetivo o acesso de toda a comunidade escolar a uma internet de qualidade com vistas a uma utilização eficaz das TIC, bem como escancarou todas as desigualdades sociais e tornou irrefutável a elitização que existe na educação.por
dc.description.abstractDigital information and communication technologies (ICT) have shaped society since the end of the last century, implying that they have established themselves in this 21st century as the fourth Industrial Revolution. This scenario, added to the situation of the COVID-19 pandemic, has demanded for the entire Brazilian educational system the need to tread new paths. In this context, emergency remote learning emerges as a viable alternative to meet the demands of schooling and academic training imposed by the new reality in a quick and effective way. However, even acknowledging the efforts of the school institutions in face of the current situation, it is believed that the impact of the suspension of face-to-face classes is not evenly distributed among the national school population, affecting mainly the students with fewer resources, further increasing the inequality of the educational system. Thus, the Problematic of the research is the following: What is the perception of Brazilian university students, about the perceived challenges in emergent remote learning mediated by digital ICTs? What are the background and recommendations for education in Brazil in times of pandemic? What are the main risks arising from the prolonged suspension of face-to-face classes in a context of social distance? The Study is of descriptive and exploratory type, composed of the following stages: Bibliographic research carried out in diverse sources; focus group with academics and field research as 40 Brazilian university students. The objective is to: Identify the perception of university students, about the challenges of emergency remote learning mediated by digital ICT; know what are the background and recommendations for home education in Brazil in times of pandemic; and note the main risks arising from the prolonged suspension of face-to-face classes in a context of social distance. We conclude that the pandemic had a great impact on the educational area, and that the change to virtual education suddenly transformed the lives of all Brazilian families and, mainly, renewed the discussions about the need to make effective the access of the whole school community to a quality internet with a view to an effective use of ICT, as well as, made increasingly clear all the social inequalities and made irrefutable the elitization that exists in education.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEnsino remoto emergencialpor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.subjectUniversitáriospor
dc.subjectEmergency remote learningpor
dc.subjectInformation and communication technologiespor
dc.subjectPandemicpor
dc.subjectUniversity studentspor
dc.titleA educação universitária brasileira em tempos de covid-19: os desafios da aprendizagem remota emergencial mediada pelas TIC digitais na percepção de estudantes universitáriospor
dc.title.alternativeBrazilian university education in times of covid-19: the challenges of digital ict-mediated emergency remote learning in the perception of university studentspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202774309por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade14 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Thatiana Chaves D'Agostini Aquino.pdf3,04 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID