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dc.contributor.advisorGuedes, Graçapor
dc.contributor.authorTomasetti, Luisa Mercadantepor
dc.date.accessioned2022-04-28T13:15:22Z-
dc.date.available2022-04-28T13:15:22Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/77274-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Design e Marketing de Produto Têxtil, Vestuário e Acessóriospor
dc.description.abstractEsta pesquisa intenta aprofundar o conhecimento da criatividade enquanto pratica nas instituições de ensino superior de moda e investigar a multiplicidade de modelos facilitadores do desenvolvimento humano para produção original e inovadora, inerente ao processo criativo das coleções de moda. Foram utilizados dois métodos - o primeiro recorre à pesquisa secundária aplicada, que abarca o conhecimento de estudiosos das áreas de psicologia, filosofia, artes, design, história e moda, com o objetivo de estabelecer o enquadramento teórico para a elaboração desse estudo; o segundo, pesquisa empírica, se propõe a realizar algumas atividades práticas e introdução aos conceitos de criatividade e design thinking com um grupo de dez alunos da Faculdade Santa Marcelina, Brasil. Estas atividades foram avaliadas através de um questionário no qual os participantes contribuírem para a avaliação do desempenho nessa prática, permitindo concluir sobre a sua aplicabilidade dos resultados da pesquisa realizada. Os resultados demonstram que a criatividade é essencial para o desempenho do designer de moda e, também, para que ele, enquanto pessoa, tenha melhor qualidade experiência de aprendizagem no ensino superior e, posteriormente ao longo da vida. Quanto ao sistema projetual, ou processo criativo em design, pretendeu-se avaliar sua eficácia e estabelecer as conexões entre cada processo com o objetivo de propor um instrumento de trabalho que facilite a criação de novas ideias e produtos de maneira eficiente, significante e original. Verificou-se, contudo, que o processo criativo ocorre fortemente influenciado pela motivação individual do criador, que manipula e transforma o objeto continuamente, com suas emoções e percepções, de maneira que o entorno social e cultural está sempre e em constante interação com o ato produtivo.por
dc.description.abstractThis research aims to deepen the knowledge of creativity. At the same time, it is practised in higher education institutions of fashion and investigate the multiplicity of models that facilitate human development for original and innovative production, inherent to the creative process of fashion collections. Two methods were used: the first was secondary applied research, which encompasses the knowledge of scholars in the areas of psychology, philosophy, arts, design, history and fashion, to establish the theoretical framework for the elaboration of this study; the second, empirical research, proposes to carry out some practical activities and introduce the concepts of creativity and design thinking with a group of ten students from Faculdade Santa Marcelina, Brazil. These activities were evaluated through a questionnaire that allowed the participants to evaluate their performance, allowing them to conclude about these techniques usefulness in the research results. The results demonstrate that creativity is essential for the fashion designer's performance and him, as a person, to have a better quality learning experience in higher education and later throughout life. The design system or creative process was intended to evaluate its effectiveness and establish connections between each process to propose a work tool that facilitates the creation of new ideas and products in an efficient, significant and original way. However, it was found that the individual motivation of the creator strongly influences the creative process. He manipulates and transforms the object continuously with his emotions and perceptions. As a result, the social and cultural environment is always present and constantly interacting with the creative act.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectProcesso criativopor
dc.subjectModapor
dc.subjectCriaçãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectCreativitypor
dc.subjectCreative processpor
dc.subjectFashionpor
dc.subjectCreationpor
dc.subjectTeachingpor
dc.titleCriatividade no ensino superior: desenvolvimento e aprendizado no ambiente de modapor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202949168por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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