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https://hdl.handle.net/1822/77424
Título: | Transição para o mercado de trabalho de diplomados do Ensino Superior: identidade, agência e estrutura |
Outro(s) título(s): | Transition to the labour market of Higher Education’s graduates: identity, agency and structure |
Autor(es): | Paulos, Liliana Sofia Sequeira |
Orientador(es): | Almeida, Leandro S. Valadas, Sandra Cristina Andrade Teodósio dos Santos |
Palavras-chave: | Diplomados Empregabilidade Ensino Superior Identidade profissional Transição para o mercado de trabalho Graduates Employability Higher Education Professional identity Transition to the labourmarket |
Data: | 28-Fev-2022 |
Resumo(s): | A presente tese inclui quatro estudos, que se complementam, sobre o processo de transição de
diplomados do Ensino Superior (ES) para o mercado de trabalho (MT), considerando a construção da
identidade profissional, a capacidade de agência dos diplomados e a influência da estrutura.
Participaram diplomados das Universidades do Minho e do Algarve, e empregadores dos três setores
económicos das duas regiões. A recolha de dados junto de diplomados foi realizada através de um
inquérito por questionário, construído e validado, designado “Questionário TUE – Transição da
Universidade para o Emprego”, em três momentos distintos: (i) apreciação de conteúdo do
questionário – 43 diplomados; (ii) análise da validade fatorial e interna – 200 diplomados; e (iii) estudo
de variáveis potencialmente explicativas dos diferentes níveis de autoeficácia no processo de transição
– 694 diplomados; e, também, através de um inquérito por entrevista em profundidade (24
diplomados). A recolha de dados junto de 19 empregadores realizou-se através de um inquérito por
entrevista semiestruturada. Destacamos os seguintes resultados: (i) o questionário TUE foi considerado
válido para ser utilizado em estudos que pretendam descrever o processo de transição de diplomados
do ES para o MT; (ii) a autoeficácia dos diplomados nas questões da transição para o MT decorre de
um conjunto de conexões entre vários fatores – idade, sexo, escolaridade dos pais, realização de
estágios, área científica do curso; (iii) o processo de construção da identidade profissional é contínuo e
começa antes da formação inicial, prolongando-se ao longo da formação académica e do exercício
profissional, sendo que as influências sociais e ambientais, escolares e académicas, aprendizagem em
contexto real de trabalho, comparação social e reconhecimento significativo, constituem fatores
sociocontextuais com impacto na sua construção; e (iv) os empregadores selecionam diplomados com
base em critérios instrumentais (e.g., CV claro e sucinto) mas, sobretudo, procuram diplomados que
demonstrem competências transversais e a capacidade de transferi-las para o contexto real de
trabalho. No geral, a presente tese contribui para compreender a transição para o MT como um
processo alargado no tempo, dinâmico e em permanente construção, no qual determinantes
estruturais contribuem para a construção de percursos individuais, assim como características
individuais influenciam diversas formas de atuação, que, em conjunto, colocam em prática o processo
de socialização profissional. The present thesis comprises four complementary studies focused on the transition process from Higher Education (HE) to the labour market (LM), and considering the development of professional identity, graduates’ agency, and the influence of structure. Participants included graduates from the University of Minho and the University of Algarve, and employers from the three economic sectors of both regions. Data collection for graduates was conducted through a questionnaire, the TUE – Transition from University to Employment, in three moments: (i) evaluation of the content of the questionnaire – 43 graduates; (ii) explanatory factor and internal consistency analysis – 200 graduates; and (iii) study of the potentially explanatory variables of the different levels of self-efficacy in the transition process - 694 graduates; and also, through an in-depth interview (24 graduates). Data collection for 19 employers was conducted through a semi-structured interview. The main results are: (i) the TUE questionnaire was considered valid for studies aimed to understand the process of transition from HE to the LM; (ii) self-efficacy of graduates transitioning to the LM results from a set of interconnected factors - age, gender, parents’ level of education, undergoing internships during the HE, grade point average and graduates’ scientific area; (iii) graduates’ identification with a profession is a continuous process that starts before the transition to the HE, and extends throughout HE and during the professional practice. Socio-institutional factors influencing the development of professional identity were also identified: social, environmental, and academic influences, on-the-job learning, social comparison, and recognition of others; and (iv) employers select graduates based on instrumental criteria (e.g., clear, and succinct CV), but, above all, looking for graduates who demonstrate key skills and the ability to transfer them to the real work context. In general, the thesis contributes to a better understanding of the transition process to the LM, showing that this is a process extended in time, dynamic and in permanent construction, in which structural determinants contribute to the development of individual paths, as well as individual characteristics influence different forms of action, which, together, put into practice the process of professional socialization. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Psicologia da Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77424 |
Acesso: | Acesso aberto |
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