Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77424

TítuloTransição para o mercado de trabalho de diplomados do Ensino Superior: identidade, agência e estrutura
Outro(s) título(s)Transition to the labour market of Higher Education’s graduates: identity, agency and structure
Autor(es)Paulos, Liliana Sofia Sequeira
Orientador(es)Almeida, Leandro S.
Valadas, Sandra Cristina Andrade Teodósio dos Santos
Palavras-chaveDiplomados
Empregabilidade
Ensino Superior
Identidade profissional
Transição para o mercado de trabalho
Graduates
Employability
Higher Education
Professional identity
Transition to the labourmarket
Data28-Fev-2022
Resumo(s)A presente tese inclui quatro estudos, que se complementam, sobre o processo de transição de diplomados do Ensino Superior (ES) para o mercado de trabalho (MT), considerando a construção da identidade profissional, a capacidade de agência dos diplomados e a influência da estrutura. Participaram diplomados das Universidades do Minho e do Algarve, e empregadores dos três setores económicos das duas regiões. A recolha de dados junto de diplomados foi realizada através de um inquérito por questionário, construído e validado, designado “Questionário TUE – Transição da Universidade para o Emprego”, em três momentos distintos: (i) apreciação de conteúdo do questionário – 43 diplomados; (ii) análise da validade fatorial e interna – 200 diplomados; e (iii) estudo de variáveis potencialmente explicativas dos diferentes níveis de autoeficácia no processo de transição – 694 diplomados; e, também, através de um inquérito por entrevista em profundidade (24 diplomados). A recolha de dados junto de 19 empregadores realizou-se através de um inquérito por entrevista semiestruturada. Destacamos os seguintes resultados: (i) o questionário TUE foi considerado válido para ser utilizado em estudos que pretendam descrever o processo de transição de diplomados do ES para o MT; (ii) a autoeficácia dos diplomados nas questões da transição para o MT decorre de um conjunto de conexões entre vários fatores – idade, sexo, escolaridade dos pais, realização de estágios, área científica do curso; (iii) o processo de construção da identidade profissional é contínuo e começa antes da formação inicial, prolongando-se ao longo da formação académica e do exercício profissional, sendo que as influências sociais e ambientais, escolares e académicas, aprendizagem em contexto real de trabalho, comparação social e reconhecimento significativo, constituem fatores sociocontextuais com impacto na sua construção; e (iv) os empregadores selecionam diplomados com base em critérios instrumentais (e.g., CV claro e sucinto) mas, sobretudo, procuram diplomados que demonstrem competências transversais e a capacidade de transferi-las para o contexto real de trabalho. No geral, a presente tese contribui para compreender a transição para o MT como um processo alargado no tempo, dinâmico e em permanente construção, no qual determinantes estruturais contribuem para a construção de percursos individuais, assim como características individuais influenciam diversas formas de atuação, que, em conjunto, colocam em prática o processo de socialização profissional.
The present thesis comprises four complementary studies focused on the transition process from Higher Education (HE) to the labour market (LM), and considering the development of professional identity, graduates’ agency, and the influence of structure. Participants included graduates from the University of Minho and the University of Algarve, and employers from the three economic sectors of both regions. Data collection for graduates was conducted through a questionnaire, the TUE – Transition from University to Employment, in three moments: (i) evaluation of the content of the questionnaire – 43 graduates; (ii) explanatory factor and internal consistency analysis – 200 graduates; and (iii) study of the potentially explanatory variables of the different levels of self-efficacy in the transition process - 694 graduates; and also, through an in-depth interview (24 graduates). Data collection for 19 employers was conducted through a semi-structured interview. The main results are: (i) the TUE questionnaire was considered valid for studies aimed to understand the process of transition from HE to the LM; (ii) self-efficacy of graduates transitioning to the LM results from a set of interconnected factors - age, gender, parents’ level of education, undergoing internships during the HE, grade point average and graduates’ scientific area; (iii) graduates’ identification with a profession is a continuous process that starts before the transition to the HE, and extends throughout HE and during the professional practice. Socio-institutional factors influencing the development of professional identity were also identified: social, environmental, and academic influences, on-the-job learning, social comparison, and recognition of others; and (iv) employers select graduates based on instrumental criteria (e.g., clear, and succinct CV), but, above all, looking for graduates who demonstrate key skills and the ability to transfer them to the real work context. In general, the thesis contributes to a better understanding of the transition process to the LM, showing that this is a process extended in time, dynamic and in permanent construction, in which structural determinants contribute to the development of individual paths, as well as individual characteristics influence different forms of action, which, together, put into practice the process of professional socialization.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Psicologia da Educação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77424
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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