Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77561
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pacheco, José Augusto | por |
dc.date.accessioned | 2022-05-09T14:32:10Z | - |
dc.date.available | 2022-05-09T14:32:10Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-30 | - |
dc.identifier.citation | Pacheco, J. A. (2021). Da aprendizagem na escola digital: o regresso do behaviorismo? Diversidades, 58, 12-16. https://pt.calameo.com/read/0064406818c9342b50072 | por |
dc.identifier.issn | 1646-1819 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/77561 | - |
dc.description.abstract | Num dossiê temático da Revista Diversidades sobre “Desafios da Educação num cenário pós- -pandemia”, apresento um artigo que é uma análise conceptual sobre a escola digital, sobretudo na essência da sua razão de ser: a aprendizagem. Tendo como ponto de partida os contributos de Selwyn e de Williamson sobre a governação digital da educação, discutindo, respetivamente, o papel insubstituível dos professores e as ideologias relacionadas com a conectividade, a digitalização e a dataficação, abordo o regresso do behaviorismo à escola por intermédio do poder instrumentarista e de tudo o que representa em termos da aprendizagem personalizada. Neste caso, e socorrendo-me da leitura de “A era do capitalismo da vigilância. A disputa por um futuro humano na nova fronteira do poder”, de Zuboff, argumento que a escola digital, que conheceu uma significativa aceleração com a pandemia de COVID-19, legitima uma conceção de aprendizagem behaviorista centrada nas mais poderosas tecnologias de controlo da experiência humana. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Região Autónoma da Madeira. Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Escola digital | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Behaviorismo | por |
dc.subject | Subjetividade | por |
dc.title | Da aprendizagem na escola digital. O regresso do behaviorismo | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.relation.publisherversion | https://pt.calameo.com/read/0064406818c9342b50072 | por |
oaire.citationStartPage | 12 | por |
oaire.citationEndPage | 16 | por |
oaire.citationConferencePlace | Funchal, Portugal | por |
oaire.citationVolume | 58 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.journal | Revista Diversidades | por |
oaire.version | AM | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DaAprendizagemNaEscolaDigital.pdf | 648,97 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons