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dc.contributor.advisorVeiga, Paulapor
dc.contributor.authorMonteiro, Carolina Maria Gonçalvespor
dc.date.accessioned2022-05-10T10:52:10Z-
dc.date.available2022-05-10T10:52:10Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/77574-
dc.descriptionDissertação do mestrado em Economia Industrial e da Empresapor
dc.description.abstractO desenvolvimento e a competitividade na indústria farmacêutica têm captado o interesse da literatura dada a sua importância para a economia e para a saúde. Do ponto de vista da Economia Industrial, a concorrência potencial que surge com a extinção da patente e a entrada de produtores de genéricos tem motivado vários autores a identificar as diferentes estratégias de dissuasão utilizadas pelas empresas de medicamentos de marca para garantirem e/ou manterem a sua posição no mercado. De entre elas, destacamos as estratégias de preço. O objetivo deste estudo é perceber qual é a estratégia de preços das empresas de medicamentos de marca quando se aproxima o fim da proteção de mercado, e também, como é que a diferença de preços praticados entre as empresas de medicamentos de marca e genéricos influencia a quota de mercado do medicamento de marca. Para a análise destas variáveis no mercado português, foi implementado um modelo contrafactual o “Interrupted time series” (ITS) para estimar o efeito da entrada do genérico no preço dos medicamentos de marca, através de relações de causalidade/inferência causal. A quota de mercado foi analisada com base no Método dos Mínimos Quadrados (OLS). Os resultados obtidos revelam uma tendência decrescente no preço dos medicamentos de marca face à ameaça de entrada de um concorrente genérico. Esta tendência decrescente prolonga-se pelo horizonte temporal predefinido. Relativamente à quota de mercado, verifica-se efetivamente uma transferência de mercado para o medicamento genérico, contudo, contrariamente ao esperado não podemos generalizar os resultados obtidos uma vez que a amostra não é representativa, resume-se apenas a 8 DCIs.por
dc.description.abstractThe development and competitiveness in the pharmaceutical industry have attracted the interest of the literature given its importance for the economy and for health. In the Industrial Economics perspective, the potential competition that arises with patent expiration and generic entry have motivated several authors to identify the different deterrence strategies used by brand-name drug companies to secure and/or maintain their market position. Among them, we focus on pricing strategies. The purpose of this study is to understand the pricing strategy of brand-name drug companies prior patent expiration, and, how the price differences between the brand-name drug and its generic version influences the market share of the brand-name company. We implemented a contrafactual model “Interrupted time series” (ITS) to estimate the effect of generic entry on the price of brand-name drugs, through causal inference. Market share was analyzed by using the Ordinary Least Squares Method (OLS). The results show a downward trend in the price of brand-name drugs when they faced the threat of entry of a generic competitor. This downward trend extends over time. Regarding market share, there is indeed a market power transference to the generic drug. However, we cannot generalize the results obtained since the sample is not representative, it is limited to only 8 DCI.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectITSpor
dc.subjectMedicamento de marcapor
dc.subjectMedicamento genéricopor
dc.subjectPreçopor
dc.subjectQuota de mercadopor
dc.subjectBrand-name drugpor
dc.subjectGeneric drugpor
dc.subjectMarket sharepor
dc.subjectPricepor
dc.titleEstratégias de dissuasão de entrada no mercado do medicamentopor
dc.title.alternativeEntry deterrence strategies in the pharmaceutical marketpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202959945por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
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