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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFaria, Ana Paulapor
dc.contributor.authorSoares, Mariana Fernandespor
dc.date.accessioned2022-05-13T08:31:18Z-
dc.date.available2022-05-13T08:31:18Z-
dc.date.issued2022-03-04-
dc.date.submitted2021-12-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/77626-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresapor
dc.description.abstractA inovação é amplamente reconhecida como um motor fulcral para o crescimento económico. No entanto, as empresas enfrentam frequentemente obstáculos que por vezes impedem as empresas de conseguir alcançar a inovação. Esta dissertação estuda as barreiras à inovação no contexto das empresas portuguesas e tem como objetivos principais (i) identificar os tipos de barreiras à inovação mais prevalentes nas empresas portuguesas; (ii) perceber se existe persistência nas barreiras e os tipos de barreiras que mais persistem ao longo do período temporal analisado; (iii) qual o efeito destas barreiras no desempenho económico das empresas portuguesas. Para esta finalidade foram recolhidos e considerados os dados relativos a Portugal de três inquéritos à inovação, CIS2014, CIS2016, CIS2018. Estes inquéritos contêm informação ao nível da empresa e são uma amostra representativa da população para empresas de pequena e média dimensão e censitária para as empresas de grande dimensão. Os resultados mostram que as barreiras com maior prevalência são as barreiras de custo, seguidas de mercado e, por último, de conhecimento. Ao longo do tempo verificou-se uma alteração na importância relativa das barreiras e na sua distribuição entre empresas e setores. Nos primeiros anos da análise entre 2012 e 2016 as empresas de menor dimensão e da indústria transformadora eram as mais afetadas pelas barreiras. No último período da análise, os resultados sugerem que a prevalência das barreiras por dimensão de empresa se tornou mais pervasiva, i.e., presentes entre empresas de diferente dimensão, e passou a ser maior nas empresas dos serviços. Verificamos ainda que existe persistência nas barreiras, sendo que a importância desta difere por tipo de barreira. As barreiras que apresentam maior persistência são as de mercado, seguidas de igual importância pelas de custo e conhecimento. Por fim, os resultados mostram que as barreiras à inovação apresentam uma relação negativa com o desempenho económico das empresas. Ainda que todos os tipos de barreiras apresentem um efeito negativo no desempenho das empresas ao longo de todo o período, nos anos mais recentes apenas as barreiras de custo apresentam significância estatística. Tal sugere que a importância relativa das barreiras se alterou e que a há uma diferença entre barreira percecionada e a barreira efetiva.por
dc.description.abstractInnovation is widely recognized as a key driver of economic growth. However, companies often face obstacles that sometimes prevent companies from achieving innovation. This dissertation studies the barriers to innovation in the context of Portuguese companies and its main objectives are (i) to identify the most prevalent types of barriers to innovation in Portuguese companies; (ii) understand if there is persistence in the barriers and the types of barriers that persist over the analyzed time period; (iii) what is the effect of these barriers on the economic performance of Portuguese companies. For this purpose, we collected data for Portugal from three innovation surveys, CIS2014, CIS2016, CIS2018. These surveys are at the firm level and are a representative sample of the population for small and medium-sized companies and census for large companies. The results show that the most prevalent barriers are cost barriers, followed by market, and lastly knowledge barriers. Over time, there has been a change in the relative importance of barriers and in their distribution between companies and sectors. In the first years of the analysis between 2012 and 2016, smaller firms from the manufacturing industry were the most affected by the barriers. Overtime, the prevalence of barriers by firm size became more perversive in that they became present across firms of different sizes, another change is that barriers became more prevalent in the service industries. We also verified that there is persistence in the barriers, and its importance differs by type of barrier. The most prevalent barriers are those of market, followed by cost and knowledge in equal importance. Finally, our results show that barriers to innovation have a negative relationship with the economic performance of firms. Although all types of barriers have a negative effect on firms´ performance throughout the period, results suggest that in recent years only cost barriers have statistical significance. These results indicate that the relative importance of barriers has changed and that there is a difference between perceived and effective barriers.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectBarreiras à inovaçãopor
dc.subjectPersistência e efeitos das barreiras à inovaçãopor
dc.subjectBarriers to Innovationpor
dc.subjectCompaniespor
dc.subjectPersistence of barriers to innovationpor
dc.subjectEffects of barriers to innovationpor
dc.titleBarreiras à inovação: persistência e efeitospor
dc.title.alternativeBarriers to innovation: persistence and effectspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202960102por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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