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https://hdl.handle.net/1822/77680
Título: | Efeito da memória, compreensão oral, vocabulário, nomeação rápida automática (RAN) na fluência de leitura |
Outro(s) título(s): | Effect of memory, listening comprehension, vocabulary, automatic rapid naming (RAN) in reading fluency |
Autor(es): | Magalhães, Joana Beatriz Pereira |
Orientador(es): | Ribeiro, Iolanda Cadime, Irene Maria Dias |
Palavras-chave: | Fluência de leitura Vocabulário Compreensão oral Nomeação rápida automática (RAN) Memória 2º ano de escolaridade Reading fluency Vocabulary Listening comprehension Rapid automatic naming (RAN) Memory 2nd year of schooling |
Data: | 11-Mar-2022 |
Resumo(s): | A investigação tem mostrado cada vez mais a importância da fluência de leitura no desempenho da
leitura em geral. No entanto, apesar de mostrar que algumas variáveis, como, a memória, o vocabulário,
a nomeação rápida automática (RAN) tem um contributo no desempenho deste construto, pouco se sabe
sobre quais variáveis são preditoras da fluência de leitura. Desta forma, o principal objetivo deste estudo
é analisar o impacto destas variáveis na fluência de leitura no final do 2º ano de escolaridade. Este estudo
surgiu no âmbito de um projeto mais lato de intervenção na leitura. Neste estudo participaram 82 alunos
do 2º ano de escolaridade do 1º ciclo do Ensino básico do norte do país. Realizaram cinco provas com
o intuito de avaliar a memória de trabalho, compreensão oral, fluência de leitura, nomeação rápida
automática (RAN) e vocabulário. O resultado da regressão linear múltipla mostra que a única variável
preditora da fluência de leitura é a nomeação rápida de dígitos. Os resultados obtidos são analisados
detalhadamente, bem como, são apresentadas algumas limitações de estudo e orientações para futuras
investigações que possam surgir. Research has increasingly shown the importance of reading fluency in reading performance in general. However, although it shows that some variables, such as memory, vocabulary, automatic rapid naming (RAN) have a contribution to the performance of this construct, little is known about which variables are predictors of reading fluency. Thus, the main objective of this study is to analyze the impact of these variables on reading fluency at the end of the 2nd year of schooling. This study emerged as part of a broader reading intervention project. In this study, 82 students of the 2nd year of schooling of the 1st cycle of elementary school in the north of the country participated. They conducted five tests in order to evaluate working memory, oral comprehension, reading fluency, rapid automatized naming (RAN) and vocabulary. The result of multiple linear regression shows that the only predictor variable of reading fluency is rapid digit naming. The results obtained are analyzed in detail, as well as, some study limitations and guidelines for future investigations that may arise are presented. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77680 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIPsi - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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