Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77680

TítuloEfeito da memória, compreensão oral, vocabulário, nomeação rápida automática (RAN) na fluência de leitura
Outro(s) título(s)Effect of memory, listening comprehension, vocabulary, automatic rapid naming (RAN) in reading fluency
Autor(es)Magalhães, Joana Beatriz Pereira
Orientador(es)Ribeiro, Iolanda
Cadime, Irene Maria Dias
Palavras-chaveFluência de leitura
Vocabulário
Compreensão oral
Nomeação rápida automática (RAN)
Memória
2º ano de escolaridade
Reading fluency
Vocabulary
Listening comprehension
Rapid automatic naming (RAN)
Memory
2nd year of schooling
Data11-Mar-2022
Resumo(s)A investigação tem mostrado cada vez mais a importância da fluência de leitura no desempenho da leitura em geral. No entanto, apesar de mostrar que algumas variáveis, como, a memória, o vocabulário, a nomeação rápida automática (RAN) tem um contributo no desempenho deste construto, pouco se sabe sobre quais variáveis são preditoras da fluência de leitura. Desta forma, o principal objetivo deste estudo é analisar o impacto destas variáveis na fluência de leitura no final do 2º ano de escolaridade. Este estudo surgiu no âmbito de um projeto mais lato de intervenção na leitura. Neste estudo participaram 82 alunos do 2º ano de escolaridade do 1º ciclo do Ensino básico do norte do país. Realizaram cinco provas com o intuito de avaliar a memória de trabalho, compreensão oral, fluência de leitura, nomeação rápida automática (RAN) e vocabulário. O resultado da regressão linear múltipla mostra que a única variável preditora da fluência de leitura é a nomeação rápida de dígitos. Os resultados obtidos são analisados detalhadamente, bem como, são apresentadas algumas limitações de estudo e orientações para futuras investigações que possam surgir.
Research has increasingly shown the importance of reading fluency in reading performance in general. However, although it shows that some variables, such as memory, vocabulary, automatic rapid naming (RAN) have a contribution to the performance of this construct, little is known about which variables are predictors of reading fluency. Thus, the main objective of this study is to analyze the impact of these variables on reading fluency at the end of the 2nd year of schooling. This study emerged as part of a broader reading intervention project. In this study, 82 students of the 2nd year of schooling of the 1st cycle of elementary school in the north of the country participated. They conducted five tests in order to evaluate working memory, oral comprehension, reading fluency, rapid automatized naming (RAN) and vocabulary. The result of multiple linear regression shows that the only predictor variable of reading fluency is rapid digit naming. The results obtained are analyzed in detail, as well as, some study limitations and guidelines for future investigations that may arise are presented.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77680
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joana Beatriz Pereira Magalhaes.pdf682,79 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID