Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77744

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOsório, António Josépor
dc.contributor.authorFigueiredo, Daniela Paespor
dc.date.accessioned2022-05-19T08:26:29Z-
dc.date.available2022-05-19T08:26:29Z-
dc.date.issued2022-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/77744-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)por
dc.description.abstractA Dissertação do Mestrado em Ciências da Educação com especialização em Tecnologia Educativa que apresento, teve como objetivo geral, analisar qual o contributo da robótica no processo de apropriação das competências e técnicas de leitura, escrita e desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal do educando no 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi proposto entender em quais aspectos que a robótica difere das tradicionais formas de ensinar e aprender e descrever quais habilidades comportamentais de colaboração, de construção de comunidades, criação de conteúdos, criatividade e escolhas de conduta podem ser desenvolvidas pelos alunos com as práticas envolvendo a robótica educativa. Assim, apresento a robótica educativa como mais uma ferramenta possível de ser utilizada na educação com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento acima mencionados. A investigação foi realizada em uma escola pública, onde os sujeitos da investigação foram 21 (vinte e um) alunos e 3 (três) professores que atuavam diretamente com estes alunos. Para o efeito, a investigação realizada, teve uma abordagem qualitativa com um design de estudo de caso como principal suporte referencial ao desenho dos instrumentos de recolha de dados. Este estudo produziu dados que foram coletados e analisados a partir de uma checklist de desenvolvimento e observações. De acordo com os resultados deste estudo, posso afirmar que as crianças podem evoluir e aprimorar os seus conceitos de leitura e escrita bem como podem desenvolver-se positivamente na sua linguagem verbal e não verbal com o auxílio da robótica educativa.por
dc.description.abstractThe Master's Dissertation in Educational Sciences with a specialization in Educational Technology which I present, had the general objective of analysing the contribution of robotics in the process of appropriation of skills and techniques of reading, writing and development of the student's verbal and non-verbal language in the primary school. It was proposed to understand in which aspects robotics differs from traditional ways of teaching and learning and to describe which behavioral skills of collaboration, community building, content creation, creativity and conduct choices can be developed by students with practices involving robotics educational. The investigation was carried out in a public school. The study involved 21 (twenty-one) students and 3 (three) teachers who worked directly with these students. Therefore, the conducted research had a qualitative approach with a case study design as the main referential support for the selection of the best tools for data collection. This study produced data that were collected and analysed using a development checklist and observations. According to the results of this study, I can say that children can evolve and improve their concepts of reading and writing as well as they can develop positively in their verbal and non-verbal language with the help of educational robotics.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi cofinanciado pelo FEDER através do COMPETE 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do projeto "KML II - Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal", com a referência PTDC/CEDEDG/28710/2017.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectRobótica educativapor
dc.subjectEnsino básicopor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subject1º Ciclopor
dc.subjectEducational roboticspor
dc.subjectBasic educationpor
dc.subjectTeaching-learningpor
dc.subjectPrimary schoolpor
dc.titleA robótica educativa e as crianças do 1º ciclo do ensino básicopor
dc.title.alternativeEducational robotics and children of the primary schoolpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202976041por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE_DANIELA+PAES+FIGUEIREDO.pdf4,24 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID